Pombos com aparência de ‘zumbi’ e pescoço torcido preocupam especialistas
A doença atinge o sistema nervoso das aves, deixando o pescoço torcido, cabeça e asas trêmulas, além de paralisia parcial das pernas e asas
O surgimento de pombos ‘zumbis’ portadores de um doença agressiva tem preocupado pesquisados britânicos. Os primeiros casos foram notados em um santuário de animais, em Jersey, onde os animais eram vistos com o pescoço torcido e tiveram que ser sacrificadas.
De acordo com o tabloide Mirror, os pombos aparentam ter adoecido pelo paramixovírus de pombos, também conhecido como PPMV. A doença atinge o sistema nervoso das aves, deixando o pescoço torcido, cabeça e asas trêmulas, além de paralisia parcial das pernas e asas.
Os animais infectados também ficam magros, começam a andar em círculos. Ainda apresentam fezes anormais e perda de apetite. O vírus afeta com agressividade os pombos, mas sem grandes consequências nos humanos. As pessoas que entrarem em contato com aves infectadas podem desenvolver conjuntivite.
“Houve um aumento no número de pombos nas últimas semanas, muitos dos quais apresentando sinais neurológicos como pescoço torcido, movendo-se em círculos ou incapazes de ficar de pé”, explicou o porta-voz da organização.
“Estes são todos sinais de paramixovírus de pombos, uma doença viral e fatal que pode afetar pombos e outras aves. Além de apresentar sintomas neurológicos, as aves afetadas geralmente são magras e têm fezes verdes. Às vezes elas também terão lesões resultantes de não conseguirem se equilibrar ou voar bem”, afirmou.