Projeto social ‘Vinculum’ arrecada brinquedos e livros para pessoas com deficiências
A última campanha feita pelo Vinculum foi no Dia das Crianças, e recebeu doações do Brasil inteiro
O projeto social Vinculum, que tem como objetivo arrecadar brinquedos e livros para pessoas com deficiências, surgiu este ano e atua na região de Guarulhos. As entregas são feitas na ‘Casa de Davi’, local que acolhe pessoas com deficiências.
A última campanha feita pelo Vinculum foi no Dia das Crianças, e recebeu doações do Brasil inteiro, mas, principalmente do estado de Goiás, segundo a idealizadora do projeto e escritora, Esther Pinheiro, de 16 anos. “Foi um sucesso!”, comemorou.
Com isso, Pinheiro disse, em entrevista ao O Hoje, que pretende estender a campanha para outras datas comemorativas, como por exemplo o natal. “Brinquedos e livros são extremamente necessários para o desenvolvimento cognitivo e social de pessoas com deficiência”, reafirmou.
Leia também: O Halloween se aproxima e a criatividade toma conta das escolhas de fantasias
Inspiração
Aos 12 anos, Esther criou o seu primeiro programa social, chamado “Doe-se ao Amor’, que ajudava gatos e cachorros. Ainda no colegial, ela mobilizou sua escola em prol da causa.
“Desde pequena tinha vontade de fazer diferença e me deu a vontade de fazer um projeto social”, revelou. Outro programa idealizado por Pinheiro, ‘Eu Margarida’, procurava auxiliar mulheres em relação a autoestima delas através de textos.
Em Goiânia, a escritora também ajudou o Centro de Valorização da Mulher (Cevam), através de seu projeto ‘Dabs’, com doações de absorventes, em 2021. “Eu não foco em um grupo só, gosto de ajudar todos”, complementou.
Leia também: MPGO altera horário de funcionamento para jogos do Brasil na Copa do Mundo