O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

sexta-feira, 5 de dezembro de 2025
Rede Social

Twitter: Conta suspensa ou retida? Entenda as punições da plataforma

A diferença dos termos ocorre de acordo com a decisão da empresa ou por ondem judicial

Mariana Fernandespor Mariana Fernandes em 2 de novembro de 2022

De vez em quando, o Twitter pune alguém que tenha desrespeitado as regras da plataforma e, em casos mais extremos, o perfil desaparece sob avisos de que a conta foi “retida” ou “suspensa”. A diferença dos termos ocorre de acordo com a decisão da empresa (Twitter) para conta “suspensa” ou por ordem da Justiça – conta “retida”.

Donald Trump, o ex-presidente dos EUA, por exemplo, teve a conta suspensa permanentemente com base em regras da plataforma, que viu incitação à violência nas postagens do político.

A conta é “retida” por conta de uma legislação do local da conta ou devido à alguma publicação do Twitter. A plataforma apresenta duas mensagens de retenção (em inglês), de acordo com o motivo da punição.

woman login in twitter app on mobile phone
Foto: Banco de Imagens

No Twitter a conta pode ser retida de duas formas. A primeira é em resposta a uma demanda judicial, quando a plataforma é obrigada a agir por exigência legal; a segunda acontece em respostas às leis locais, onde o Twitter se viu obrigado a agir com base nas leis locais.

Saiba como denunciar

Qualquer usuário pode enviar uma denúncia sobre conteúdos e contas ilegais do Twitter. Para denunciar com base nas regras da plataforma, basta enviar uma solicitação no endereço “https://help.twitter.com/forms”.

Caso o Twitter te responda que a conta não viola os termos de serviço da rede social, você pode registrar um pedido de retenção por meio do endereço “https://legalrequests.twitter.com”.

Veja: Tributo à Marília Mendonça será adiado em Goiânia

Siga o Canal do Jornal O Hoje e receba as principais notícias do dia direto no seu WhatsApp! Canal do Jornal O Hoje.
Tags:
Twitter
Veja também