O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

sábado, 23 de novembro de 2024
PublicidadePublicidade
Primeiro campeão!

Vitória confirma título e pontos para superlicença da F-1 a Pedro Clerot

A Fórmula 4 brasileira tem seu primeiro campeão. O brasiliense Pedro Clero, de apenas 15 anos, confirmou com antecipação de uma etapa a conquista pelo título da temporada 2022 na manhã de domingo (6), durante a terceira corrida da quinta etapa do campeonato, no Autódromo Internacional Ayrton Senna, em Goiânia. A façanha concedeu ao jovem […]

Postado em 7 de novembro de 2022 por admin

A Fórmula 4 brasileira tem seu primeiro campeão. O brasiliense Pedro Clero, de apenas 15 anos, confirmou com antecipação de uma etapa a conquista pelo título da temporada 2022 na manhã de domingo (6), durante a terceira corrida da quinta etapa do campeonato, no Autódromo Internacional Ayrton Senna, em Goiânia. A façanha concedeu ao jovem 12 pontos na superlicença da FIA. Para competir na Fórmula 1 são necessários 40 pontos.

O piloto da equipe Full Time Sports obteve sua sétima vitória na temporada após superar o goiano Vinícius Tessaro (Cavaleiro Sports) por apenas 0s168 de vantagem. Com o abandono de Lucas Staico no início da prova, o único rival que tinha condições de pleitear o título, matematicamente Clerot garantiu a condição de primeiro campeão no Brasil da categoria criada pela FIA (Federação Internacional de Automobilismo) em 2014 como incubadora de novos talentos para o esporte.

O piloto da TMG Racing, Lucas Staico enfrentou problemas técnicos e abandonou a disputa na terceira das dezenove voltas que a corrida teve.

“A gente chegou para esse fim de semana não muito confiante. Na sexta-feira sofremos muito com o acerto do carro. Mas conseguimos sair daqui com a vitória. Campeão antecipado! Muito feliz com o resultado, e só tenho de agradecer à equipe, mérito total deles”, vibrou Clerot, que deve se tornar o primeiro campeão da F-4 Brasil a representar o país no automobilismo europeu em 2023.

Ao longo do campeonato, Pedro Clerot escreveu seu nome na história: foi o vencedor da primeira corrida da F-4 no Brasil, em 14 de maio, no Autódromo Velocitta. O jovem brasiliense alcançou ainda mais seis primeiros lugares, além de quatro poles e seis voltas mais rápidas. Em 2021, o piloto tornou-se o competidor mais jovem a conquistar uma pole em competições oficiais no automobilismo brasileiro, aos 14 anos, na Fórmula Delta.

Em setembro de 2020, Clerot sofreu um acidente grave durante uma sessão de treinos, quebrando os dois pés, que o impediu de disputar e vencer o Open do Campeonato Brasileiro de Kart dias depois da liberação médica.

A Corrida

Pedro completou a primeira fila do grid com o pole Felipe “Pipe” Barrichello Bartz (Cavaleiro Sports), vencedor da corrida que abriu a etapa de Goiânia, no sábado. Mas a punição do sobrinho de Rubens Barrichello, por queima de largada, acabou abrindo caminho para a liderança de Clerot na disputa de domingo desde a largada.

O campeão não teve a vida fácil, Vinicíus Tessaro consolidou um bom fim de semana com uma prova bastante forte, pressionando o líder da corrida por várias voltas. Na última volta, o goiano realizou uma última tentativa de ultrapassar Pedro, que resistiu e cruzou alinha de chegada a apenas um décimo de segundo de dianteira para o piloto do carro 30. Álvaro Cho, da KTF Sports, conquistou seu segundo pódio na temporada, finalizando na terceira colocação. A volta mais rápida ficou com ‘Pipe’ Bartz: 1min25s616.

Após as três provas da quinta etapa, Clerot passou a somar 265 pontos e não pode mais ser alcançado. Lucas Staico segue com 163 e em seguida Vinícius Tessaro, com 133 pontos, grande rival para a disputa do vice-campeonato.

A última rodada tripla da Fórmula 4 Brasil está marcada para os dias 10 e 11 de dezembro e será disputada no Autódromo de Interlagos, em São Paulo.

Pontuação do campeonato:

1º – Pedro Clerot, 265 pontos 
2º – Lucas Staico, 163
3º – Vinícius Tessaro, 133
4º – Nicolas Giaffone, 110
5º – Fernando Barrichello, 100
6º – Luan Lopes, 94
7º – Ricardo Gracia, 93
8º – Felipe Barrichello Bartz, 88
9º – Nicholas Monteiro, 82
10º – Richard Annunziata, 53
11º – Álvaro Cho, 41
12º – Nelson Neto, 32
13º – Lucca Zucchini, 21
14º – Victor Backes, 19
15º – João Tesser, 20
16ª – Aurélia Nobels, 7
17º – Arthur Pavie, 2
*Pontuação extraoficial

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos canais de comunicação do O Hoje para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.
Veja também