Mutirão de Vacinação contra a Pneumonia começa nesta quarta em Aparecida
Apenas pessoas com comorbidades doenças doenças ou condições listadas pela pasta poderão ser contempladas com essa vacinação
A Secretaria de Saúde de Aparecida de Goiânia (SMS) realiza, nesta quarta-feira (9/11), um Mutirão de Vacinação contra a Pneumonia para pessoas com comorbidades. A força-tarefa ocorrerá das 8 às 18h, na Central de Imunização.
Durante todo o dia, um médico estará no local para avaliar os pacientes interessados na vacina. É importante apresentar receitas, exames e laudos, de qualquer época, que comprovem as enfermidades. Após a consulta, se necessário, a pessoa já será imunizada.
Quem pode ser vacinado
Segundo a SMS, apenas pessoas com as seguintes doenças ou condições poderão ser contempladas com essa vacinação, após avaliação médica:
HIV/Aids, diabetes mellitus, doenças oncológicas, transplantados de órgãos sólidos, transplantados de células-tronco hematopoiéticas (TMO), asplenia anatômica ou funcional e doenças relacionadas, fístula liquórica e derivação ventrículo peritoneal (DVP), implante de cóclea, imunodeficiências congênitas, nefropatias crônicas/hemodiálise/síndrome nefrótica, pneumopatias crônicas, asma persistente moderada ou grave, Fibrose cística (mucoviscidose), cardiopatias crônicas, imunodeficiência devido a imunodepressão terapêutica, hepatopatias crônicas, doenças neurológicas crônicas incapacitantes, trissomias e doenças de depósito.
Pneumo 23
A vacina Pneumocócica 23-valente protege contra doenças graves causadas pela bactéria pneumococo, como pneumonias, meningites e outras. Pode ser administrada em crianças a partir dos 2 anos de idade e adultos. A imunização se dá por meio da aplicação de duas doses, sendo o intervalo entre elas de cinco anos.
Todos que participarem do mutirão terão o reforço garantido. A Pneumo 23 está disponível gratuitamente na rede municipal e é indicada para pacientes com condições específicas. A aplicação deve ser prescrita por um médico e o paciente deve procurar a Central de Imunização para ser vacinado.
Leia também: Pesquisa indica espaço para avançar na adesão de adultos à vacinação