Atlético-GO empata com o América-MG e cai para a Série B do Campeonato Brasileiro
No Independência, o Dragão ficou no 1 a 1 com o Coelho e não evitou a queda à Série B
O Atlético Goianiense está rebaixado para a Série B do Campeonato Brasileiro. Depois de chegar com pouquíssimas chances à última rodada do Brasileirão, o time comandado pelo técnico interino Eduardo Souza empatou com o América-MG, fora de casa, e confirmou, matematicamente, sua queda para a segunda divisão. Dudu, para o Dragão, e Henrique Almeida, para o Coelho, fizeram os gols do jogo disputado no Independência.
Com o resultado, o Rubro-Negro fechou sua participação na Série A de 2022 com 36 pontos e na décima oitava colocação. Já o time mineiro, que brigava por vaga na Copa Libertadores, ficou apenas com a classificação à Copa Sul-Americana.
O jogo
Com objetivos distintos, América-MG e Atlético-GO entraram em campo buscando a vitória. Mas as finalizações perigosas demoraram a aparecer. A primeira boa chegada aconteceu somente aos 12, quando Everaldo recebeu na ponta direita, ajeitou e fez o cruzamento para o meio da área atleticana, onde estava Henrique Almeida, que cabeceou e viu a bola desviar em Lucas Gazal antes de sair pela linha de fundo.
Quando conseguiu responder, o Rubro-Negro foi às redes. Na marca de 16 minutos, o Dragão conseguiu uma bela troca de passes entre Shaylon, Wellington Rato e Churín, que, quando ia finalizar, acabou sendo desarmado pela defesa do Coelho. No entanto, a bola acabou sobrando com o lateral-direito Dudu, que, de elemento surpresa dentro da grande área, mandou a bola para o gol, abrindo o marcador no Independência.
À frente no placar, o Atlético Goianiense se fechou e se defendia bem nos ataques mineiros. Mas, aos 38 minutos, Willian Maranhão foi expulso após dar uma cabeçada em Everaldo. Com um jogador a mais, o América Mineiro fez uma blitz nos minutos finais da primeira etapa. Na marca de 44, Coelho chegou com Benítez. Depois, em duas oportunidades. com Henrique Almeida. Na segunda, aos 52, o camisa 19 tocou na saída de Renan e empatou o jogo.
Na etapa final, cada uma das equipes teve um gol anulado pelo VAR. Pelo Rubro-Negro, Wanderson, na marca de nove minutos, aproveitou cobrança de falta de Jefferson e testou firme para o gol. Por impedimento do defensor, o tento foi invalidado. Os mineiros marcaram já no final, aos 50, também com um zagueiro. Germán Conti balançou as redes após cruzamento de Juninho. Por conta de um toque de mão na bola, o gol foi cancelado e tirou o Coelho da Copa Libertadores do ano que vem.
Ficha técnica
América-MG 1×1 Atlético-GO
Data: 13 de novembro de 2022
Horário: 16h
Local: Arena Independência, em Belo Horizonte (MG)
Gols: Henrique Almeida (52’/1T) – AME; Dudu (16’/1T) – ACG
Árbitro: Leandro Pedro Vuaden (RS)
Assistentes: Michael Stanislau (RS) e Márcia Bezerra Lopes Caetano (RO)
VAR: Daiane Caroline Muniz dos Santos (Fifa/SP)
América-MG: Matheus Cavichioli; Raul Cáceres (Patric), Éder, Germán Conti e Marlon (Danilo Avelar); Alê (Índio Ramírez), Juninho e Benítez; Everaldo, Felipe Azevedo (Matheusinho) e Henrique Almeida (Wellington Paulista).
Técnico: Vagner Mancini
Atlético-GO: Renan (Pedro Paulo); Dudu, Gazal, Wanderson (Klaus) e Jefferson; Willian Maranhão, Marlon Freitas e Wellington Rato; Luiz Fernando (Shaylon), Churín e Airton.
Técnico: Eduardo Souza