Bombeiros combatem 146 incêndios florestais na região da Chapada dos Veadeiros, em 4 meses
Com início em julho desde ano, os bombeiros combateram 146 incêndios florestais e fizeram 81 resgates e salvamentos
O Corpo de Bombeiros encerrou, na terça-feira (15/11), a Operação Guardiões do Bioma 2022, que tinha como objetivo combater incêndios e danos ambientais. A ação pertence a outra operação que atende os municípios de Cavalcante e Alto Paraíso de Goiás.
Com início em julho desde ano, os bombeiros combateram 146 incêndios florestais e fizeram 81 resgates e salvamentos, durante a ação. Ao todo, foram 776 ocorrências atendidas.
Com isso, a estratégia envolveu 130 bombeiros e contou com o auxilio de brigadistas e voluntários. Além de monitorar áreas de risco, as equipes também fizeram ações preventivas de controle dos focos além de combate a incêndios na região do Cerrado.
Leia também: Goiânia deve ter chuvas mais volumosas na próxima semana, diz previsão
Os bombeiros ainda fiscalizaram moradores que usaram o fogo para fazer a limpeza de lotes. Segundo os agentes, foram registrados mais de 1,7 mil focos de queimadas em vegetação e áreas agrícolas em Goiás neste ano, 400 desses registros, apenas no mês de setembro.
Um desses registros foi identificado em Jataí, quando quase 600 hectares foram consumidos pelo fogo após um cabo alta tensão arrebentar e cair sobre uma plantação de eucalipto.
De acordo com o Corpo de Bombeiros, o incêndio registrado não foi de nível 3, isto é, chamas que geram grandes danos ambientes e sociais.
Leia também: Semad abre edital com 98 vagas para cargos com salários de mais de R$ 5 mil