Entenda o que é freemium, conceito do Jornal O Hoje
Freemium é a união dos termos “free” (livre ou gratuito) e “premium” (que passa uma ideia de ser algo melhor ou exclusivo)
O conceito freemium é uma estratégia de atração de novos clientes. Na prática, ele disponibiliza uma versão gratuita de um serviço ou produto, e utiliza a experiência que o cliente terá para oferecer algo mais atrativo.
O que é?
Freemium é a união dos termos “free” (livre ou gratuito) e “premium” (que passa uma ideia de ser algo melhor ou exclusivo). É um modelo de negócio que disponibiliza um serviço ou produto gratuito que pode, ou não, passar a ser pago. No caso do Jornal O Hoje, você terá acesso gratuito à todos os nosso serviços, sem precisar se preocupar com uma futura taxa.
O conceito surgiu em 2006 com o capitalista de risco norte-americano, Fred Wilson, que escreve em sue blog sobre investimentos, internet e novas tecnologias. Sua ideia principal foi criar uma base maior de clientes com produtos e serviços gratuitos e, aos poucos, mostras as funcionalidades e melhorias ao adquirir um serviço pago.
Exemplos mais comuns de freemium no mercado
O Spotify é um dos melhores exemplos da utilização desse conceito no mercado, e que conseguiu excelentes resultados. O serviço oferecido é o mesmo para todos os usuários, que podem ouvir artistas preferidos, criar playlists e conferir os últimos lançamentos, mas, quem não paga é interrompido por anúncios de hora em hora.
Assinando o pacote premium, o usuário consegue ouvir suas músicas favoritas sem preocupar em ser interrompidos com anúncios e ainda pode baixar suas playlists e artistas favoritos para escutar offline.
As vantagens ao adotar essa estratégia
As principais vantagens para quem adere esse conceito são: