Número de brasileiros com alta miopia deve crescer em 85% até 2040, diz OMS
Pelo menos duas causas principais estão associadas a doença, segundo o oftalmologista: Genética e estilo de vida
A miopia, dificuldade de enxergar à distância, deve atingir metade da população mundial em 2050, segundo projeção da Organização Mundial da Saúde (OMS). Ainda segundo o levantamento, a alta miopia, considerado o nível maior da doença quando alcança o grau acima de seis, está aumentando em alguns países mais que a moderada ou baixa dificuldade de enxergar.
Este é o caso do Brasil, quando entre 2020 e 2040, o número da população com alta miopia deve aumentar 84.8%, passando de 6,6 milhões para 12,2 milhões de pessoas. A projeção da OMS, neste mesmo período, aponta que o número global de altos míopes aumente 74% passando de 399 milhões para 695 milhões.
Leia também: Médicos apontam aumento da miopia em crianças durante a pandemia
Causas
Segundo o oftalmologista Leôncio Queiroz Neto, membro do Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO), a miopia pode estar relacionada a variáveis genéticas quando um dos pais ou o casal é míope. A outra causa está em relação ao ao estilo de vida, por exemplo, o uso de telas de aparelhos eletrônicos como smartphones e computadores.
A primeira recomendação do médico é intercalar o uso de eletrônicos com atividades ao ar livre afirma. Isso porque o sol estimula a produção de dopamina, hormônio do bem-estar que também controla o crescimento do olho.
O especialista explica que os olhos na infância estão em desenvolvimento e têm maior poder de acomodação. Nesse caso, se trata de uma miopia acomodativa, causada por um espasmo nos músculos que alternam a focalização das imagens nas várias distâncias.
Nesse sentido, a OMS não recomenda o uso de telas nos dois primeiros anos e não permanecer por mais de duas horas ininterruptas em atividades online. O exercício de olhar para as várias distâncias é essencial para o bom desenvolvimento da visão.
Miopia e sinais de descontrole
Segundo o oftalmologista no míope a córnea, lente externa do olho, é mais curva, o olho é maior que o normal e isso faz as imagens se formarem na frente da retina, tornando tudo o que está distante desfocado.
“Quem tem criança em casa diagnosticada com miopia deve ficar alerta à evolução do grau. Isso porque, acima de seis afina a retina e esclera (parte branca do olho), podendo causar descolamento de retina, glaucoma, catarata, degeneração macular e levar em muitos casos à perda irreparável da visão” explica. Além disso, o médico ressalta que a miopia compromete o desenvolvimento cognitivo e aprendizado da criança sem correção visual adequada.
Um dos sinais da miopia descontrolada em crianças com menos de 10 anos é a variação anual de mais de 3 mm na biometria, exame que mede o comprimento axial, distância entre a córnea e a retina. Outro é o aumento de 2 mm/anual após os 10 anos, de acordo com o oftalmologista.