Goiana lança livro de poesias escrito durante a pandemia
“É o livro para sentir o passado, retomar sentimentos escondidos, viver o inesperado, sentir o vai e vem das emoções intensas”
A goiana de 16 anos, Esther Pinheiro, está se preparando para lançar o seu primeiro livro físico Quarentena de Sentimentos. Como o próprio título sugere, a obra foi escrita durante o período mais caótico da pandemia de coronavírus em 2020, no qual a autora descreve como um “caos pandêmico”. “É o livro para sentir o passado, retomar sentimentos escondidos, viver o inesperado, sentir o vai e vem das emoções intensas” diz a jovem.
Em entrevista para O Hoje, Esther contou que seu primeiro contato com o mundo da poesia ocorreu por acaso na escola. “Há muito tempo eu já tinha notado uma facilidade em escrever. Desde pequena, nas primeiras aulas de escrita, a professora entregava desenhos que a gente tinha que escrever umas frases. Mas eu super empolgava com aquilo e criava histórias”.
Foi em 2020 que a jovem escritora decidiu seguir em frente com seu sonho de lançar um livro físico. Esther já havia publicado 3 livros em uma plataforma online, a Wattpad. “Hoje esses três livro se tornaram um, que é o Quarentena de Sentimentos”, pontua.
“Eu corri atrás de várias editoras, para conseguir tornar o livro físico. Consegui respostas positivas de 90% delas. Fiquei super feliz com a demonstração de interesse das editoras”, diz Esther. Ela ainda conta que “transbordou de alegria” ao receber o sim da Editora Folheando, a qual ela tinha o sonho de publicar um livro.
Inspiração para o livro
“O caos pandêmico me inspirou. Como a maioria das pessoas, eu estava me sentindo muito sozinha naquela caos que o mundo estava, mais aquele caos em que a gente fica quarentenado e, eu estava precisando transbordar os meus sentimentos de alguma forma. E foi na escrita que eu encontrei” diz. Ao se expressar em palavras, Esther se aliviou das dores que estava sentindo na época e, isso deu espaço para sentimentos de alegria e prazer.
Por possuir uma linguagem simples de compreender, seu objetivo, é de fazer com que as pessoas se sintam abraçadas. “São poemas simples mas cheios de sentimento. Então eu quero que as pessoas leiam as minhas palavras e se sintam acolhidas”, completa.
Planos para o futuro
Aos 16 anos, Esther pensa em ser psicologa e, no início desse ano passou na faculdade de psicologia. Ela ainda conta que pretende sim seguir como escritora e psicóloga, já que tem como inspiração seu avô, o psicólogo e escritor Saturnino Pesquero Rámon. “Ele era um psicólogo excelente e um escritor excepcional. Então ele é a minha inspiração para seguir as duas carreiras, pois eu acho que as duas se complementam muito bem”, finaliza.
Esther Pinheiro não detalha sobre futuros lançamentos, mas ela garante que na parede do seu quarto têm diversos poemas, desde os 12 anos de idade até agora (2022).
O link para a compra do livro pode ser feito através do site da Editora Folheando.