Caiado vence primeiro round da queda de braço com o agro
Deputados governistas mostraram força ao aprovar, a contragosto da oposição e dos manifestantes, projeto de lei que prevê a taxação do setor
Apesar da acalorada presença de representantes do agronegócio pelo segundo dia consecutivo na Assembleia Legislativa de Goiás (Alego), os deputados governistas mostraram força ao aprovar, a contragosto da oposição e dos manifestantes, o projeto de lei que prevê a taxação do setor. Ao todo, 22 deputados votaram favoráveis e outros 16 contrários a proposta.
Manifestantes acompanharam a sessão plenária que, inclusive, sofreu um atraso de mais de 30 minutos em função da presença dos agropecuaristas que ocuparam o plenário. Depois de contornada a situação é que o presidente, Lissauer Vieira (PSD), deu início ao primeiro encontro do dia.
O clima, pelo segundo dia consecutivo, foi de tensão. Deputados da base e oposição usaram a tribuna para comentar a matéria que divide o Parlamento. Como mostrado pelo O HOJE, o texto assinado pelo governador Ronaldo Caiado (UB) cria uma espécie de “contribuição agropecuária” em Goiás. Na prática, a proposta prevê a taxação de produtos ligados ao setor.
O dinheiro arrecadado será destinado, segundo a matéria, a um fundo de investimento em infraestrutura. O assunto, assim como ontem, foi pauta do encontro entre os deputados ao longo de todo o dia. Depois de passar pela Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ), a matéria chegou ao Plenário onde tramitou em primeira fase de discussão e votação.
Vaias e aplausos voltaram a dar o tom das reuniões que se estenderam até às 21h50 da última quinta. As vaias foram novamente direcionadas aos governistas que se arriscaram defender a matéria – ou optaram pelo silêncio durante a discussão do assunto. Quanto aos aplausos, esses ficaram com a oposição que não hesitou em rechaçar o texto da governadoria. A proposta será apreciada em segunda fase de discussão e votação na próxima terça-feira, 22. Veja como votou cada um dos deputados na primeira fase: