O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

sábado, 23 de novembro de 2024
PublicidadePublicidade
Uso medicinal

Assembleia Legislativa fará audiência para debater benefícios da cannabis terapêutica

A audiência foi solicitada pela Associação SouCannabis e vai debater os benefícios da cannabis terapêutica no tratamento de doenças

Postado em 21 de novembro de 2022 por Ícaro Gonçalves

A Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) promove na próxima quarta-feira (23/11) uma Audiência Pública para debater os benefícios da cannabis terapêutica no tratamento de doenças. A audiência foi solicitada pela Associação SouCannabis e também abordará os avanços científicos, jurídicos, legislativos, econômicos e regulatórios dos medicamentos à base de cannabidiol (CBD).

O evento foi intermediado pelo vereador Lucas Kitão (PSD), que tem sido apoiador da causa. Na Câmara Municipal, o vereador foi autor da Lei nº 10.611 de 2021, que dispõe sobre a distribuição gratuita de medicamentos prescritos à base de cannabis medicinal pelo Sistema Único de Saúde (SUS) de Goiânia.

Kitão também propôs a inclusão do dia 27 de novembro como Dia da Cannabis Medicinal em Goiânia e o projeto de lei nº 848/2021, que trata do incentivo às pesquisas com cannabis terapêutica.

Leia também: Especialistas apontam prós e contras do uso da Cannabis medicinal

O evento ainda terá o apoio da Associação Ágape Medicinal, do Instituto Arandu, da Associação Curando Ivo e do deputado estadual Lucas Calil (MDB), que requisitou o espaço na Alego. Eles atenderam ao pedido da associação, para realização do evento.

Serão oito painéis durante a sessão na Assembleia Legislativa para debater a cannabis medicinal com profissionais da saúde, advogados, representantes do Ministério Público, da Associação Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), além de pacientes, cuidadores e especialistas no assunto.

‘’Será uma oportunidade para debater os benefícios da cannabis terapêutica e a importância desse medicamento que salva vidas. Há diversas doenças que são tratadas com medicamentos prescritos à base de cannabis, desde transtornos do espectro autista até a depressão, a ansiedade e a esclerose múltipla, resultando na melhora da qualidade de vida desses pacientes, por isso é preciso acabar com esse preconceito”, avalia Kitão.

Leia também: “Restrição de medicamentos à base de cannabis medicinal é um grande retrocesso”, diz Kitão

Programação

8:30 – Abertura e Boas Vindas
9:00 – Aspectos Políticos – Quais os avanços legislativos
9:30 – Aspectos Jurídicos – Quais os avanços no judiciário
10:00 – Avanços Científicos – O que a ciência e os resultados clínicos comprovam
10:30 – Aspectos Econômicos – O potencial da cannabis para a economia
11:00 – Depoimentos – Relatos de pacientes
11:30 – Modelo Associativo – O que são as associações de cannabis e como trabalham
12:00 – Aspectos Regulatórios – Como a Anvisa atua

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos canais de comunicação do O Hoje para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.
Veja também