quinta-feira, 6 de agosto de 2026
Concessão

Gilmar Mendes nega habeas corpus a participantes de atos pró-bolsonaro

Ele disse haver “flagrante inadmissibilidade” no pedido

Agência Brasilpor Agência Brasil em

O ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), negou, no último final de semana, em Brasília, a concessão de um habeas corpus coletivo a pessoas que participaram de atos em frente a unidades das Forças Armadas e que não aceitam o resultado da eleição presidencial e pedem uma intervenção militar.

Na decisão, ele disse haver “flagrante inadmissibilidade” no pedido, feito pelo advogado Carlos Alexandre Komflahs, em nome de todos os participantes dos atos. Isso significa que o relator não aceitou analisar o mérito da solicitação por considerar não haver o mínimo de embasamento jurídico.

O advogado queria, por exemplo, um salvo conduto para que veículos que bloqueassem vias públicas em protesto contra o resultado das urnas e que eles não fossem multados em R$ 100 mil por hora. O valor foi estabelecido pelo ministro Alexandre de Moraes, que também é presidente do Tribunal Superior Eleitoral (STF), em outro processo.

Gilmar Mendes considerou o pedido inadmissível por atentar contra as leis e a própria Constituição. “Arquivem-se imediatamente os autos, independentemente de publicação, sem nova conclusão dos autos em caso de interposição de recursos”, escreveu o ministro.

Na última quinta-feira (17/11), Moraes também determinou o bloqueio de contas de 43 pessoas físicas e jurídicas suspeitas de financiar atos que atentam contra a ordem democrática. Antes, o ministro já havia autorizado as polícias militares dos estados a liberarem vias bloqueadas.

Siga o Canal do O Hoje e receba as principais notícias do dia direto no seu WhatsApp! Canal do O Hoje.

Veja também

Arruda confirma Luiz Pitiman como candidato a vice ao GDF pelo PSD

POLÍTICA

Arruda confirma Luiz Pitiman como candidato a vice ao GDF pelo PSD

Ex-deputado federal e ex-presidente da Novacap foi anunciado como companheiro de chapa na disputa pe...
lula

Eleições 2026

Lula terá maior tempo de propaganda eleitoral no rádio e na TV

Com ampla aliança partidária, petista lidera distribuição do horário gratuito; Flávio Bolsonar...
Justiça aumenta penas de Ronnie Lessa e Élcio Queiroz

Caso Marielle

Justiça aumenta penas de Ronnie Lessa e Élcio Queiroz

Condenados pelos assassinatos de Marielle Franco e Anderson Gomes terão de cumprir penas mais longa...
Marconi anuncia Jacqueline Zaiden como vice e centraliza discurso em defesa do agro

ELEIÇÕES 2026

Marconi anuncia Jacqueline Zaiden como vice e centraliza discurso em defesa do agro

Marconi concentrou a coletiva de imprensa na defesa do agronegócio, fez críticas à gestão estadu...
Igreja dá sobrevida a Daniel, mas 4 ao Senado vitimam Gracinha

OPINIÃO

Igreja dá sobrevida a Daniel, mas 4 ao Senado vitimam Gracinha

Como foi decidida a mudança de última hora que tirou da vice o primo de Caiado e colocou um pastor...
Daniel Vilela

ELEIÇÕES 2026

“Goiás não vai andar para trás”, diz Daniel Vilela ao oficializar candidatura à reeleição

Governador oficializa candidatura à reeleição, promete ampliar investimentos em segurança, saúd...
PSDB oficializa Marconi na disputa pelo Governo de Goiás sem definição de vice

Eleições 2026

PSDB oficializa Marconi na disputa pelo Governo de Goiás sem definição de vice

Convenção marcou início da quinta candidatura do tucano ao Palácio das Esmeraldas; ex-governador...
Gracinha Caiado

critica

Gracinha Caiado critica governo Lula e diz que Goiás “protege o trabalhador”

Oficializada como candidata ao Senado por Goiás, Gracinha Caiado criticou a política de segurança...