O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

sexta-feira, 22 de novembro de 2024
PublicidadePublicidade
Possíveis nomes

Ministros do governo Lula devem ser anunciados em dezembro; veja os cotados

Anuncio deve ser feito por volta do dia 10 de dezembro

Postado em 25 de novembro de 2022 por admin

Aliados ao presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT), e integrantes da equipe de transição, afirmaram que ele tem sinalizado uma data para anunciar os ministros de seu governo. O anúncio seria feito por volta do dia 10 de dezembro.

Apesar da pressão do mercado para saber sobre os integrante da equipe ecomômica, a presidente do PT, Gleisi Hoffmann, disse na quinta-feira (24/11) que é preciso respeitar o tempo do presidente eleito. Ela também afirmou que avaliar os nomes para os ministérios é uma responsabilidade muito grande.

A necessidade pela definição dos nomes vem em meio aos desafios de articulações políticas para conseguir avanços com a PEC da Transição, apresentada pelo novo governo no Congresso Nacional para abrir espaço no orçamento além do teto de gastos, e com o andamento dos trabalhos dos grupos técnicos da equipe de transição.

O grupo tem até 30 de novembro para apresentar o relatório preliminar dos temas com os diagnósticos do setor. O prazo final para a entrega será no dia 11 de dezembro.

Nos bastidores alguns nomes vem ganhando protagonismo, enquanto não é feito um anuncio oficial.

  • O ex-presidente do Banco Central, Pérsio Arida, é um dos cotados para chefiar o Ministério do Planejamento.
  • Para a pasta da Economia, Fernando Haddad é o nome mais forte até o momento.
  • Para o Ministério do Desenvolvimento Regional tem sido cotado por três partidos, além do próprio PT. São eles o MDB, PSD e o Solidariedade. O nome de Marília Arraes vem ganhando força para comandar a pasta.
  • O senador Carlos Fávaro (PSD), está entre os cotados para o Ministério da Agricultura.
  • Para a pasta da Justiça e Segurança Pública, que deve ser desmembrada, o senador eleito Flávio Dino (PSB) vem sendo cogitado para comandar um dos ministérios.

Com a nova gestão, a esplanada dos ministérios deve chegar a ter 34 pastas.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos canais de comunicação do O Hoje para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.
Veja também