Fortes chuvas voltaram a gerar preocupação em zonas de risco
O lançamento do evento Natal do Bem 2022 teve que ser adiado em decorrência das fortes chuvas registradas no início da semana
O gerente do Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas de Goiás (Cimehgo), André Amorim, destaca que a previsão para os próximos dias é de muita chuva. “Nos tivemos nesta segunda-feira,28, aqui em Goiânia, uma formação de tempestade. Teve muita chuva e rajadas de vento que geraram alagamentos. Para os próximos dias não está descartada a formação de tempestades, tanto em Goiânia como no interior”.
Segundo, André Amorim, as regiões que mais vão sofrer com volumes de chuvas são a região centro-norte do estado de Goiás que estão com índices pluviométricos mais elevados.
“Essas chuvas estão acontecendo porque tivemos na semana passada uma frente fria que virou um corredor de umidade e evoluiu para uma zona de convergência. Vai manter esse cenário para os próximos dias e no mês de dezembro”, finaliza Amorim.
Já o Coordenador Operacional da Defesa Civil de Goiânia, Anderson Marcos de Sousa afirma que várias ações preventivas foram realizadas após o mapeamento e classificação dos riscos nas áreas de risco, bem como orientações e disponibilidade de canais para solicitações diretamente com a Defesa Civil.
Ele explica ainda que durante o período chuvoso o trabalho é de respostas às emergências e armazenar os dados atualizados de como suportou cada área, que permite entender sobre as necessidades, sejam por intervenção ou manutenção.
Sousa destaca que as regiões mais afetadas por desastres naturais são as mais próximas aos cursos hídricos. A defesa civil já fez a orientação à população quanto a não ocupação das margens dos mananciais, mostramos que o meio ambiente deve ser preservado, pois as áreas de inundações naturais têm características impróprias para edificações, conforme ressalta o coordenador.
“O descarte de resíduos também mudam a característica da área, basta verificar após as chuvas que aquele local alagado tem seu escoamento de águas pluviais prejudicado com a obstrução dos ramais e tubulações. Isso torna uma área até então sem grandes problemas em área vulnerável. Portanto precisamos bastante de todos vocês, tanto das mídias de grande repercussão, quanto da população, de fato ganhamos todos”, salienta.
Durante o período chuvoso, a orientação da Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (COMPDEC) é não ocupar os locais mapeamos. A defesa civil é responsável por orientar, classificar o risco e, se for necessário, retirar quem mora nas áreas de maior instabilidade e risco. “Contudo, nesse início de período chuvoso, os eventos mais frequentes são vendavais, propiciando quedas de árvores, a exemplo de ontem, onde atendemos várias ocorrências nesse sentido e estamos até agora contabilizando os registros”.
Lançamento do Natal do Bem 2022 é adiado por conta de fortes chuvas
O lançamento do evento Natal do Bem 2022 teve que ser adiado em decorrência das fortes chuvas registradas no início da semana. A nova data estabelecida é no próximo sábado, 3 de dezembro.
A decisão foi divulgada pelo Governo de Goiás e a Organização das Voluntárias de Goiás (OVG). A mudança irá permitir que seja realizada a manutenção de todo o cenário. A nota afirma ainda que para quem já retirou os ingressos para o show do padre Fábio de Melo, que seria realizado no dia 29 de novembro, os ingressos continuarão válidos na nova data da apresentação, que será dia 23 de dezembro.
O ‘Natal do Bem 2022’ ocorrerá no Centro Cultural Oscar Niemeyer, com decorações atrativas e entrada franca.