domingo, 25 de outubro de 2026
Nomes de peso

Pelo menos nove goianos participam do grupo de transição de Lula

A equipe de transição do ex-presidente e agora presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tem quase mil nomes

Felipe Cardosopor em

A equipe de transição do ex-presidente e agora presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tem quase mil nomes. Entre eles, pelo menos nove goianos. Só na semana passada, foram dois: o policial rodoviário federal Fabrício Rosa, que também é suplente de deputado estadual; e Deryk Santana, produtor cultural do Instituto Federal Goiano (IFG). Destaca-se, eles foram nomeados, respectivamente, para os grupos de Justiça e Segurança Pública e Cultura, na quinta-feira (1º), no Diário Oficial da União.

Os demais convocados foram: a deputada estadual e deputada federal eleita, Delegada Adriana Accorsi (PT), para Justiça e Segurança Pública; o ex-secretário de Saúde de Goiás e deputado federal eleito Ismael Alexandrino (PSD) e a médica Ludhmila Hajjar, ambos na Saúde; a vereadora por Goiânia e presidente metropolitana do PSDB, Aava Santiago, para o grupo de transição Mulheres; Maria Luiza Moura, que é psicóloga e ex-conselheira do Conselho federal de Psiciologia (CFP) e ex-presidente do Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (Conanda), para o subgrupo Infância (dentro de Direitos Humanos); a secretária nacional da Juventude de o PT, Nádia Garcia, para Juventude; e a primeira nomeada pelo Estado, Ieda Leal, do Movimento Negro Unificado (MNU), que atua no eixo Juventude. 

Vale citar, os goianos convocados mostram um grupo heterogêneo, com maioria de mulheres, sendo parte delas negras, jovens, além de gays, como o policial antifascista Fabrício Rosa. Nesse sentido, em entrevista recente, Nádia afirmou que as convocações mostram o tom do próximo governo. “Mostra quem nosso governo vai servir. Mulheres, negros, LGTBQIA+, jovens e outras minorias.”

A um veículo da capital, Maria Luiza também ressaltou a importância da participação feminina nas decisões, sobretudo nas contribuições políticas. De acordo com ela, trata-se de uma característica do governo Lula.

Ao Jornal O Hoje, o convocado mais recente, Deryk Santana, disse que é “uma honra participar desse momento histórico, não só de reconstrução do Ministério da Cultura e da retomada de políticas culturais, mas também de repactuarmos com a sociedade o papel das artes, educação, da ciência… O nosso projeto de construção de nação”. Ainda segundo ele, o sentimento é de responsabilidade e dever. “Mas sinto que estou com pessoas muito preparadas e a expectativa é alcançarmos o melhor resultado.”

Outros cargos

Vale citar, alguns nomes que ocupam a transição também são cotados para outros cargos no governo Lula. Fabrício Rosa, por exemplo, é um dos cotados para a direção-geral da PRF, segundo o site O Antagonista. No pleito deste ano, ele teve 20,4 mil votos para Assembleia Legislativa de Goiás (Alego).

Mas em relação ao nome, Fabrício aparece como sugestão de um grupo formado por policiais progressistas. Membro do grupo Policiais Antifascimo, ele é gay e um dos organizadores da Parada do Orgulho LGBT em Goiânia. Ele também é estudante do doutorado em Direitos Humanos na Universidade Federal de Goiás (UFG).

Além dele, também é cotada para o alto escalão do governo Lula a deputada federal eleita, Delegada Adriana Accorsi (PT). A petista pode assumir o Ministério de Segurança Pública.

Ao Hoje, o suplente dela na Câmara Federal, o ex-reitor da Universidade Federal de Goiás (UFG), professor Edward Madureira, confirmou a possibilidade. “Estou acompanhando, internamente não participei de nenhuma conversa. Mas imagino que já seja tratado em Brasília, pela equipe de transição”, argumenta. “Mas eu estou ciente”, reforça.

Para ele, “é importante para Goiás ter um espaço relevante no Governo Federal, apesar do Lula não ter vencido aqui”. O ex-reitor argumentou, ainda, que a indicação levaria em conta a trajetória da delegada, que seria uma quadro importante e com experiência.

Corre, ainda, o nome da médica goiana Ludhmila Hajjar para o Ministério da Saúde. De Anápolis, ela é cardiologista e chegou a ter o nome ventilado para compor a pasta de Saúde do atual presidente Jair Bolsonaro (PL). A maneira com que o gestor tratou a pandemia do novo coronavírus afastou a profissional da proposta.

Siga o Canal do O Hoje e receba as principais notícias do dia direto no seu WhatsApp! Canal do O Hoje.

Tags:

Veja também

goiás

ELEIÇÕES

TRE-GO troca 32 urnas e avalia votação como tranquila em Goiás

Balanço da Justiça Eleitoral também aponta 21 ocorrências formalizadas pela Polícia Militar, en...
Celina Leão espera resultado das urnas ao lado de aliados e lideranças do DF

eleições no DF

Celina Leão espera resultado das urnas ao lado de aliados e lideranças do DF

Governadora acompanha a apuração do segundo turno na Residência Oficial da vice-governadoria, no ...
TRE-DF troca 20 urnas eletrônicas no segundo turno e descarta prejuízos à votação

Eleições no DF

TRE-DF troca 20 urnas eletrônicas no segundo turno e descarta prejuízos à votação

TRE-DF informou que 13 equipamentos foram trocados neste domingo (25), além de outros sete no sába...
prorrogação da votação

Eleições 2026

Prorrogação da votação pelo STF provoca confusão entre mesários

Decisão foi anunciada após as 17h, quando seções já haviam encerrado a votação e urnas tinham...
tre-go

Eleições 2026

TRE-GO orienta votação até as 19h em seções ainda abertas

Decisão do STF chegou à Justiça Eleitoral goiana pouco antes do horário previsto para o fim da v...
TSE pausa apuração dos votos após decisão de Zanin sobre votação

ELEIÇÕES 2026

TSE pausa apuração dos votos após decisão de Zanin sobre votação

Ministro do STF determinou a extensão do horário de votação em todo o país após questionamento...
votação

ELEIÇÕES 2026

TRE descarta prorrogação do horário de votação no Distrito Federal

Tribunal afirma que não recebeu comunicado oficial sobre a extensão do prazo e mantém a apuraçã...
STF prorroga votação até às 19h em todo o país

eleições 2026

STF prorroga votação até às 19h em todo o país

Campanhas de Lula e Flávio haviam protocolados pedidos para que o horário de votação fosse esten...