Jornalistas do The New York Times fazem greve de 24 horas
Esta é a primeira paralisação em 40 anos no veÃculo de comunicação
A equipe de jornalistas do The New York Times começou, à meia-noite de quinta (8), uma greve de 24 horas. Esta é a primeira manifestação do tipo em 40 anos.
Os profissionais pedem salário anual mÃnimo de U$ 65 mil. No próprio site, os trabalhadores publicaram que os “não sindicalizados da redação serão os responsáveis pela produção de reportagem” durante a paralisação.
Atualmente, o jornal emprega 5 mil funcionários, sendo 2 mil em oerações jornalÃsticas, conforme o portal Statista. Os grevistas realizarão um ato à s 13h (horário local) em frente ao escritório da redação.
Paralisação do The New York Times
O sindicato The New York Times Guild, que tem 1,3 trabalhadores, divulgou carta sobre a paralisação. “Nossos integrantes (…) conhecem o valor de seu trabalho. Agora é hora da administração demonstrar, de boa-fé na mesa de negociação, que eles também entendem nosso valor.”
A greve foi anunciada em 2 de dezembro, caso não houvesse acordo. Na quarta (7), o sindicato confirmou. “Devido à falha da empresa em negociar de boa-fé” e “chegar a um acordo contratual justo com os trabalhadores”.
Entre as reinvindicações, também consta financiamento do plano de saúde, revisão polÃtica do retorno ao trabalho presencial, além de revisão do sistema de classificação de desempenho de funcionários. O veÃculo só teria concordado com esta última.