domingo, 13 de setembro de 2026
Reeleição

Aliados de Policarpo comemoram entendimento de Gilmar Mendes sobre afastamento na Câmara de Salvador

Em caso semelhante, ministro entende possibilidade de manutenção do presidente do parlamento

Francisco Costapor em

Os aliados do presidente da Câmara de Goiânia Romário Policarpo (Patriota) comemoraram o entendimento do ministro do Supremo do Tribunal Federal (STF) Gilmar Mendes em caso semelhante de segunda reeleição na Câmara de Salvador, Bahia. Isto, porque o jurista publicou, nesta madrugada, voto sobre um pedido de anulação de eleição daquela mesa, mas que prevê a manutenção do cargo.

No entendimento de Gilmar, que cria jurisprudência, fica definido como marco temporal para contar as eleições da Câmara aquelas a partir de 7 de janeiro de 2021. Assim, o ministro entende que as eleições anteriores não contam, sendo permitida a reeleição de Policarpo.

O presidente da Câmara daquela cidade, Geraldo Júnior, assim como Romário, se elegeu para 2019/2020, se reelegeu para 2021/2022 e antecipou 2023/2024. A ação que contestou a manobra foi como a que ocorre pelo Pros, em Goiânia.

Para Gilmar, contudo, posse de Romário Policarpo na mesa em 2023 seria considerada a primeira eleição. Assim, ele ainda poderia concorrer mais uma vez.

“No caso do Município de Salvador, as eleições para os biênios 2018-2020 e 2020-2022 foram anteriores ao marco temporal de 07.01.2021 e observavam sistemática normativa distinta, como já explicitado neste voto”, cita em trecho da decisão.

E ainda: “Dessa forma, a elegibilidade dos candidatos no pleito impugnado nestes autos, relativo ao biênio 2023-2024, mostra-se adequada às regras de intertemporalidade fixadas por esta Corte, porquanto a reeleição do vereador Geraldo Júnior para esse biênio é a primeira (e única) após o marco temporal de 07.01.2021.”

Segundo aliados do presidente, o marco deverá garantir a manutenção de Romário na presidência da mesa. Além disso, como mencionado, abre a possibilidade do mesmo disputar mais uma vez.

Caso Romário

Depois de tirar da pauta, o ministro do STF Dias Toffoli pediu à presidência da corte para realizar, na sexta-feira (16), o julgamento virtual sobre o questionamento do terceiro mandato do presidente da Câmara de Goiânia, Romário Policarpo (Patriota). A sessão começaria nesta sexta (9).

“Solicito à Presidente da Corte (…) a convocação de sessão plenária virtual extraordinária para julgamento deste processo, com início da sessão em 16/12/2022 (à 00h00) e término em 16/12/2022 (às 23h59)”, escreveu o ministro na demanda.

Vale citar, a ação, movida pelo diretório nacional do PROS, afirma que o próprio STF decidiu que integrantes de mesas diretoras em casas legislativas só podem ter dois mandatos consecutivos.

Siga o Canal do O Hoje e receba as principais notícias do dia direto no seu WhatsApp! Canal do O Hoje.

Tags:

Veja também

Rey Vaqueiro

Nordeste

Avião com Rey Vaqueiro sai da pista e pega fogo durante pouso no RN

Cantor e outras 7 pessoas estavam na aeronave; ninguém ficou ferido. Após o acidente, shows previs...
Flavio Dino

Dark Horse

Dino derruba sigilo de investigação sobre financiamento de filme de Bolsonaro

Ministro do STF determina que material apreendido pela Polícia Civil de São Paulo seja entregue à...
STF

Banco Master

STF terá sessão transmitida ao vivo sobre investigação envolvendo Moraes

Plenário analisa na terça-feira (15) a conduta do ministro após divulgação de mensagens com Dan...
André Mendonça

Ministro do STF

André Mendonça diz que primeiros anos no STF foram de “muita infelicidade”

Ministro afirmou que cargo na Corte traz mais pressão e responsabilidade do que poder e fez alerta ...
carmén lúcia

CRISE

“O Supremo também não me mudou”, diz Cármen Lúcia em meio à crise do STF

Em palestra, ministra falou sobre sua trajetória na Corte e citou decisões tomadas com base na Con...
Fachin

CRISE NO STF

Fachin assume relatoria de ação que envolve Moraes no caso Master

Decisão ocorre antes de sessão extraordinária que vai analisar procedimentos relacionados ao caso...
pgr

CASO BANCO MASTER

PGR reforça pedido para ministros do STF acessarem celular de Vorcaro

Nova manifestação foi encaminhada ao presidente da Corte antes da análise de questões relacionad...
Caiado deve receber alta neste domingo após internação por pneumonia em São Paulo

RECUPERAÇÃO

Após diagnóstico de pneumonia, Ronaldo Caiado deve receber alta neste domingo (13)

O político publicou neste sábado (12) nas redes sociais que está cada vez melhor e se recuperando