O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

quarta-feira, 22 de janeiro de 2025
Infraestrutura

Goiânia está repleta de ruas esburacadas e canteiros abandonados

Moradores e comerciantes reclamam da falta de manutenção das praças e terra no lugar das flores

Postado em 9 de dezembro de 2022 por Vinicius Marques

Nos últimos meses os cidadãos goianienses têm percebido que a cidade não está nos seus melhores dias. A falta de manutenção de praças e canteiros elimina o cartão postal da cidade, que é considerada uma das mais arborizadas do país e o excesso de buracos nas ruas incomoda e traz prejuízo aos motoristas.

A Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg) passa por dificuldades para manter o orçamento definido para 2022, já tendo gasto grande parte de toda a verba destinada para o ano.

Em pesquisa no site da transparência da prefeitura de Goiânia, licitações que envolvem a compra de gramas e mudas de flores para os parques previstas para o mês de dezembro foram adiadas sem nova data para os certames, demonstrando que não tem previsão para a recuperação dos canteiros.

Renato Silva, tem um comércio em frente a Praça Boaventura no Setor Leste Vila Nova e reclama da aparência da praça que antes era tomada de flores. “A praça parece estar abandonada e os locais que antes eram tomados de flores e gramas, hoje tem apenas terra”, reclama Renato.

O Hoje já havia denunciado a falta de manutenção e de limpeza da mesma praça em setembro deste ano, quando o lixo acumulado na praça e a falta de manutenção dos canteiros incomodavam os moradores.

Após a denúncia deste jornal, a Comurg realizou a limpeza do local, no entanto a manutenção dos canteiros de plantas, nunca foi realizada, segundo moradores e comerciantes da região.

Já o asfalto da cidade, que teve o maior programa de recapeamento asfáltico do país iniciado no fim do governo do ex prefeito Iris Rezende, carece de manutenção e com a incidência de chuvas constantes, tem se tornado um grande problema na cidade, que parece muito esburacada e com remendos mal feitos trazendo prejuízos a motoristas e, inclusive, podendo causar acidentes sérios.

Oposição

O Vereador Mauro Rubem (PT) analisa que a gestão Rogério Cruz tem se mostrado ineficiente no planejamento e execução de obras e que o problema não é orçamentário, tendo em vista que a prefeitura teve uma enorme arrecadação esse ano, mas não consegue administrar o dinheiro.

“A administração municipal não apresentou nenhuma obra nova, tudo que tem sido feito já eram planejamentos que estavam engatilhados da gestão passada, e muito do que deveria ter sido feito está parado ou atrasado. Podemos ver a obra da Praça do trabalhador, por exemplo, que mesmo sendo simples, até hoje não foi concluída”, argumentou o vereador.

Mauro Rubem ainda ressaltou que muito dinheiro que foi recebido de verbas federais, destinadas as obras de infraestrutura não foram usadas e precisam ser devolvidos à União. “Agora a prefeitura tenta reorganizar essa verba para utilizá-la em outras áreas para não perder a verba”. O vereador ainda lembra que os bairros periféricos foram esquecidos, tanto na questão asfáltica quanto no paisagismo.

Seinfra

A Secretaria de Infraestrutura (Seinfra) afirmou em nota que tem feito as manutenções nas vias e inclusive está ampliando os trabalhos neste fim de ano. Veja a nota na íntegra:

A propósito da solicitação deste veículo de comunicação, a Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinfra) informa o que se segue:  

  • A Seinfra informa que trabalha incansavelmente na manutenção e conservação da malha viária de Goiânia. São cerca de 100 servidores distribuídos em 14 equipes especializadas, atuando diariamente em toda cidade. 
  • A Seinfra informa ainda que tapou cerca de 200 mil buracos durante esse ano. 
  • Além da operação tapa-buracos, o Projeto 630 (em vigência), é responsável pela reconstrução asfáltica e vai passar por 111 bairros no total. Desde 2020, quando o programa começou, já foram 91 bairros concluídos ou em execução, 539 vias executadas, 5.804.205,14 m² de asfalto novo feito e 79,69% do projeto concluído.
  • A Seinfra iniciou nesta quinta-feira, 08/12, os serviços de reparos superficiais no pavimento asfáltico da Avenida Perimetral Norte, uma das vias mais importantes de Goiânia.
  • Cumprindo o compromisso assumido, a secretaria de Infraestrutura finalizou com 20 dias de antecedência, o recapeamento do asfalto do Eixo Anhanguera, no trecho 1, que seria entregue até dia 30 deste mês e começou hoje, os trabalhos no trecho 2, previstos para iniciar no próximo ano.
  • A Seinfra reforça que a população pode sempre encaminhar reclamações e solicitações pelo aplicativo Prefeitura 24h.

Comurg

A Comurg afirma que está realizando uma operação de construção e manutenção de 40 praças na cidade e que em todas as praças há um engenheiro responsável para os serviços, mas não soube informar em quais praças serão realizadas as manutenções.

Orçamento

Nenhum dos órgãos conseguiu informar sobre o orçamento disponível para o fim deste ano, tanto para manutenção como para licitação para compra de materiais necessários para os serviços ou contratação de pessoal capacitado para os serviços.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos canais de comunicação do O Hoje para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.
Veja também