Em clima de revanche e rivalidade, Argentina e Holanda buscam vaga na semifinal
O duelo acontecerá às 16h (de Brasília), no Lusail Stadium
Além de Brasil e Croácia, o primeiro dia das quartas de final da Copa do Mundo de 2022 tem outro confronto entre América do Sul e Europa. Às 16h (de Brasília), a Argentina, do astro Lionel Messi, do Paris Saint-Germain, encara a Holanda, que após a ausência no Mundial de 2018, na Rússia, tenta voltar a figurar entre os semifinalistas. O duelo acontecerá no Lusail Stadium, na cidade de Lusail.
Para o duelo importantíssimo, o técnico da seleção argentina, Lionel Scaloni, deverá contar com a presença de dois dos seus mais importantes jogadores. Com dores no quadril, Di María ficou de fora do duelo contra a Austrália, pelas oitavas de final. Recuperado, o jogador deve iniciar a partida contra a Holanda como opção no banco de reservas. Já De Paul, que ficou fora da atividade de quarta-feira (7) por conta dores musculares, deve começar jogando.
Além disso, Scaloni pode aparecer com novidades. Ángel Correa, que ainda não fez sua estreia nesta Copa do Mundo, trabalhou como titular nos últimos dias, assim como Montiel e Tagliafico, nas laterais, e Paredes, no meio-campo, ocupando a vaga de Enzo Fernández, um dos destaques do time no torneio.
Do outro lado, o clima é de revanche. Eliminada pela Argentina no Mundial de 2014, a Holanda tenta dar o troco. Além disso, o técnico Louis van Gaal reencontra seu desafeto Di María, com quem trabalhou no Manchester United. O reencontro foi tema da coletiva de imprensa do comandante holandês, que usou Memphis Depay como exemplo.
“Aqui tenho alguém do meu lado, Memphis (Depay). Também jogava no Manchester United, não gostava de mim. Agora nos beijamos. Podemos beijar na boca?”, disse van Gaal.
Histórico
O confronto desta sexta-feira (9) será o décimo da história entre Holanda e Argentina. No histórico do confronto, há uma enorme vantagem holandesa. São quatro vitórias dos europeus contra apenas uma dos sul-americanos. Além disso, as seleções ficaram no empate em outras quatro oportunidades.
O último encontro aconteceu em 2014. No Mundial disputado no Brasil, holandeses e argentinos brigaram por uma vaga na final, que, após empate no tempo normal e na prorrogação, acabou ficando com a Argentina, que venceu a disputa por pênaltis. Na ocasião, a seleção argentina ficaria com o vice-campeonato do torneio.
Ficha técnica
Holanda x Argentina
Data: 9 de dezembro de 2022
Horário: 16h (de Brasília)
Local: Lusail Stadium, em Lusail (QAT)
Árbitro: Antonio Mateu (ESP)
Assistentes: Pau Cebrián (ESP) e Roberto Diaz (ESP)
VAR: Alejandro Hernández (ESP)
Holanda: Noppert; Timber, van Dijk, Aké; Dumfries, de Roon, de Jong, Blind; Klaassen; Gakpo, Depay.
Técnico: Louis van Gaal
Argentina: Emiliano Martínez, Montiel, Romero, Otamendi e Tagliafico; De Paul (Mac Allister), Paredes (Enzo Fernández) e Mac Allister (Enzo Fernández); Messi, Julián Álvarez e Di María (Ángel Correa).
Técnico: Lionel Scaloni