Sustentabilidade

Senado aprova PEC que prevê desconto no IPTU a imóveis sustentáveis

Pela proposta, cálculo do imposto vai desconsiderar parcela do imóvel em que houver vegetação nativa

Mariana Fernandespor em

O Senado aprovou, na última terça-feira (13), uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que prevê a concessão de desconto no Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU) a imóveis ambientalmente sustentáveis. O chamado “IPTU Verde” considera medidas sustentáveis para aplicar descontos no imposto.

A PEC foi aprovada em dois turnos no plenário do Senado e agora segue para análise da Câmara dos Deputados. O trecho que provocou divergência entre os senadores, foi mantido pela relatora, Eliziane Gama (Cidadania-MA). No entanto, incluiu foi preciso incluir um período de até 180 dias para que os municípios se adaptem à alteração.

Os critérios envolvem reaproveitamento de águas pluviais, reuso da água servida, grau de permeabilização do solo e utilização de energia renovável no imóvel.

Outro critério adotado, é a adoção do “telhado verde”. Ou seja, ao invés de telhas, o topo da casa é revestido de vegetação, como gramados e arbustos. Esse recurso reduz a temperatura no interior do imóvel, capta a água da chuva, conseguindo reduzir alagamentos e melhorando a qualidade do ar.

Economia de água

O Senado também aprovou um projeto de lei (PL) que prevê a inclusão, nos Planos de Recursos Hídricos, da promoção de campanhas educacionais periódicas para estimular o uso racional da água. A ideia é sempre manter na memória do brasileiro a importância de não desperdiçar, dados os episódios de seca prolongada que país já enfrentou e pode enfrentar novamente.

Segundo explicou a relatora em seu parecer, o objetivo da proposta “é incentivar os proprietários-contribuintes de imóvel urbano a adotar comportamentos ecologicamente compatíveis com a sustentabilidade”.

Siga o Canal do O Hoje e receba as principais notícias do dia direto no seu WhatsApp! Canal do O Hoje.

Tags:

Veja também

Quaest

Eleições 2026

Voto no exterior: Lula lidera em quatro países e Flávio vence nas Filipinas

Votação de brasileiros no exterior já foi encerrada em países da Ásia e da Oceania devido ao fu...
Quaest

ELEIÇÕES 2026

Quaest mostra Lula com 46% e Flávio Bolsonaro com 45%

Levantamento divulgado na véspera do primeiro turno mostra empate técnico entre Lula e Flávio Bol...
Datafolha

ELEIÇÕES 2026

Datafolha mostra Lula com 45% dos votos válidos e Flávio Bolsonaro com 42%

Levantamento divulgado na véspera do primeiro turno mostra Lula à frente de Flávio Bolsonaro na d...
Celina Leão

ELEIÇÕES NO DF

Quaest mostra Celina Leão com 53% das intenções de votos válidos no DF

Levantamento divulgado na véspera do 1º turno mostra Celina Leão à frente, com 53% dos votos vá...
Ciro Nogueira

CASO BANCO MASTER

Ciro Nogueira e Vorcaro aparecem juntos nos Alpes franceses

Fotos e vídeos obtidos pela PF mostram Ciro Nogueira e Daniel Vorcaro em viagem aos Alpes franceses...
Celina Leão

ELEIÇÕES NO DF

Celina Leão participa de motociata na reta final da campanha pelo GDF

Candidata à reeleição participou do ato na Granja do Torto ao lado de aliados e falou sobre pesqu...
Marconi Perillo encerra campanha com carreatas em Aparecida de Goiânia e Palmeiras e prevê segundo turno

ELEIÇÕES 2026

Marconi Perillo encerra campanha com carreatas em Aparecida de Goiânia e Palmeiras e prevê segundo turno

Candidato ao governo de Goiás esteve em Anápolis, Goiânia e Catalão na última sexta-feira e enc...
Daniel Vilela encerra campanha com agendas em Goiânia e Jataí

RETA FINAL DE CAMPANHA

Daniel Vilela encerra campanha com agendas em Goiânia e Jataí

Governador participou de caminhada com Ronaldo Caiado na capital e segue para Jataí, onde fará o �...