sábado, 24 de outubro de 2026
Cinema

3ª Mostra Internacional de Cinema Virtual

Filme israelense que aborda intercâmbio cultural fecha 3ª Mostra Internacional de Cinema Virtual

Elysia Cardosopor em

Termina nesta quinta-feira (15), a terceira edição da Mostra Internacional de Cinema Virtual e o filme israelense ‘Sublocação’, de Eytan Fox, encerra o evento realizado pelas secretarias estaduais de Cultura e Economia Criativa e de Relações Internacionais.

Com sessão de estreia, às 18h, o longa pode ser visto gratuitamente pela na plataforma #CulturaEmCasa, que também oferece uma ferramenta que avisa o horário de início da sessão.

Na trama, uma comédia dramática e romântica, um escritor da seção de viagens do jornal ‘The New York Times’ após viver uma tragédia chega a Tel Aviv para fazer uma matéria. Na cidade, ele subloca o apartamento de um jovem israelense. E deste encontro, permeado de intercâmbio cultural e geracional, ele volta a viver.

Um dos principais nomes do cinema israelense, o diretor, produtor e roteirista Eytan Fox é conhecido por abordar temas como a homossexualidade e o conflito palestino-israelense, explorando seus efeitos nas relações interpessoais.

Realizada desde o dia 1º de dezembro, em parceria com 13 consulados, que fizeram a curadoria cinematográfica do evento priorizando filmes premiados e títulos inéditos no Brasil, a 3 Mostra Internacional de Cinema Virtual foi mais uma oportunidade de lançar ao público brasileiro um novo olhar sobre o mundo.

Entre documentários, longas e curtas-metragens os espectadores puderam montar sua programação com 21 títulos vindos da Bélgica, Cabo Verde, Chile, Cuba, Espanha, França, Holanda, Índia, Israel, Itália, Moldávia e da província de Québec, que traçaram um panorama da produção cinematográfica internacional.

Para o secretário de relações internacionais, Julio Serson, poder promover eventos como este em parceria com consulados de todos os continentes é uma forma de conectar o público com diversas culturas, apresentar costumes, pensamentos e novas visões de mundo. Para agendar sua programação basta acessar o site Cultura em Casa.

Cinema Israelense 

Embora a fundação do Estado de Israel esteja datada em meados de 1948, é possível mencionar pioneiros da sua cinematografia bem anteriores, recuando até a época do cinema mudo. Em 1920, Yaacov Ben Dov dirigiu aquele que é considerado o primeiro flme israelense, Return to Zion, de inspiração sionista

De lá para cá o cinema em Israel passou por grandes transformações desde seu início, na década de 1950, pouco depois da independência nacional. Atualmente, uma quantidade cada vez maior de filmes israelenses vem alcançando reconhecimento internacional e conquistando premiações. Recentemente, os filmes de Israel vêm conquistando diversos prêmios em festivais internacionais, emprestando um prestígio cada vez maior às produções locais.

Siga o Canal do O Hoje e receba as principais notícias do dia direto no seu WhatsApp! Canal do O Hoje.

Tags:

Veja também

Horóscopo

ASTROS

Horóscopo do dia (24/10): veja as previsões para o seu signo

Previsões para os 12 signos destacam conversas nos relacionamentos, organização das contas e espa...
Corrida de rua em Goiânia convida diabéticos e não diabéticos a debater a doença

saúde

Corrida de rua em Goiânia convida diabéticos e não diabéticos a debater a doença

5ª edição da Corrida Colorindo a Vida Sem Diabetes acontece em 15 de novembro no CEAD; inscriçõ...
Hipódromo da Lagoinha terá programação especial de corridas de cavalos no aniversário de Goiânia

LAZER

Hipódromo da Lagoinha terá programação especial de corridas de cavalos no aniversário de Goiânia

Evento será realizado no sábado (24), a partir das 14h30, com destaque para os páreos Prêmio Vel...
Raynner Sousa revela bastidores de sucessos do sertanejo goiano em entrevista ao podcast Manda Vê

Manda Vê

Raynner Sousa revela bastidores de sucessos do sertanejo goiano em entrevista ao podcast Manda Vê

No podcast Manda Vê, compositor relembra parcerias com Cristiano Araújo, histórias de músicas co...
Neste sábado, Goiânia recebe mostra com produções de 12 dançarinos da residência Germina

Cultura

Neste sábado, Goiânia recebe mostra com produções de 12 dançarinos da residência Germina

Após dois meses de pesquisa e experimentação, dançarinos goianos apresentam ao público os traba...
Festival Viva Goiânia reúne Seu Jorge, Murilo Huff e Sandra de Sá na Avenida Goiás neste sábado

ANIVERSÁRIO DE GOIÂNIA

Goiânia 93 anos: veja a programação completa do Festival Viva Goiânia neste sábado

Festival Viva Goiânia reúne shows, esporte, moda e gastronomia na Avenida Goiás a partir das 9h, ...
Pets podem tornar a rotina dos idosos mais ativa; veja os cuidados antes de adotar

CÃOPANHIA!

Pets podem tornar a rotina dos idosos mais ativa; veja os cuidados antes de adotar

Passeios e cuidados diários podem estimular movimento e convivência, mas a escolha do animal deve ...
Horóscopo do dia (23/10): veja as previsões para o seu signo

ASTROS

Horóscopo do dia (23/10): veja as previsões para o seu signo

Conversas no amor, organização no trabalho e atenção às decisões financeiras estão entre os t...