Casos de dengue no Brasil crescem 180% em 2022
A maior taxa de incidência da doença em todo o país se concentra no Centro-Oeste, em especial em Goiânia e Aparecida de Goiânia
Dados divulgados pelo Ministério da Saúde mostraram que até outubro de 2022 o Brasil registrou um aumento de 185% dos casos de dengue, quando comparado com o ano anterior. A maior taxa de incidência em todo o país se concentra no Centro-Oeste: Brasília, Goiânia e Aparecida de Goiânia são os municípios com mais casos prováveis identificados.
O período da chuva – que se estende até março – contribui para o aumento de casos de dengue. A doença, que pode causar febre alta, fraqueza e dores no corpo e, em casos mais graves, até levar à morte, é transmitida pelo Aedes Aegypti, mosquito que se prolifera em acúmulos de água parada.
Os motivos para o crescimento substancial de casos são diversos. Segundo Jaqueline Rodrigues Stefanini, docente do curso de enfermagem da Estácio, faltam políticas públicas de longo prazo para combater a doença. “Os esforços de conscientização se concentram em períodos específicos, quando há aumentos do foco do mosquito e um maior trabalho de fiscalização, mas falta um planejamento estratégico para lidar com o problema na base e a longo prazo.
Leia também: Aparecida de Goiânia pretende recolher 12 mil pneus em combate à dengue
As campanhas pontuais são importantes, mas insuficientes para resolver a epidemia. Para ser efetivo, o combate à dengue requer políticas públicas articuladas e intersetoriais. Isso vai desde a educação da população – na atenção com o lixo e gestão dos espaços privados, por exemplo – até a articulação de um espaço público mais eficiente do ponto de vista urbanístico e ambiental.
As equipes que atuam junto às famílias contam com agentes comunitários de saúde, fundamentais no processo de educação e controle desse e outros riscos aos quais está sujeita a população. A bonificação de profissionais mediante a redução de indicadores específicos é uma estratégia utilizada em alguns países que, segundo Jaqueline, poderiam também ser aplicadas no Brasil.
Para os moradores, além de eliminar focos de água parada, utilizar repelente e telar janelas e portas pode ajudar a evitar o contágio. Ainda não há um tratamento específico para o vírus da dengue, que pode se manifestar de formas diferentes em cada pessoa – por isso, é importante o acompanhamento de um médico. Em casos de fraqueza, febre, dores no corpo e mal-estar, procure uma Unidade de Saúde.