O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

segunda-feira, 23 de dezembro de 2024
PublicidadePublicidade
Arquitetura

Design, personalidade, conforto, funcionalidade e sofisticação

O Dia do Arquiteto é marcado por homenagens e experiências que exaltam os profissionais e ofício que realiza sonhos

Postado em 16 de dezembro de 2022 por Lanna Oliveira

Realizar sonhos, isso define o ofício do arquiteto. Profissional exaltado com diversas homenagens nesta semana, em que se comemora o Dia do Arquiteto, 15 de dezembro. Além de ser responsáveis por proporcionar conforto, design e funcionalidade dos ambientes, eles são pontes para que os desejos saiam da imaginação e alcancem a realidade. Pensando em celebrar a profissão, os profissionais e os projetos que marcam a história da arquitetura no Estado, a empresária Luci Rates recebeu amigos e parceiros nesta quinta-feira (15).

Há 40 anos fazendo história no ramo da iluminação e design, Luci Rates conta ao Essência que desde o começo, o intuito é fabricar sonhos por meio dos projetos de sua loja. Ela garante que apesar das transformações que o mercado sofreu ao longo dos anos, a parte luminotécnica continua sendo uma das mais importantes. Luci ainda revela o intuito por trás do evento. “Foi a forma que eu encontrei de valorizar os meus parceiros de longa data e os nossos clientes. É um encontro para confraternizar e compartilhar”, diz.

O arquiteto Eriston Troncha, parceiro da Luci há 25 anos, reforça a importância da iluminação em um projeto arquitetônico e o fato de não ser apenas para clarear o ambiente. “Antigamente, tínhamos só luzes incandescentes, mas hoje há uma diversidade de tons de lâmpadas e designs. Para cada objetivo um tipo de luz e para cada estilo um modelo de lustre, arandela, pendentes”, explica. Com 30 anos de carreira, ele enfatiza o conceito em seu novo projeto: um hospital oncológico onde buscou deixar o espaço aconchegante através de salas e jardins internos.

O mundo da arquitetura é vasto e apaixonante, e com um bom profissional, é possível alcançar dimensões e aspectos nem pensados. Para tais resultados, os designers de interiores também são de grande valia. Eles são os responsáveis por equilibrar a decoração e transformá-la em uma verdadeira exposição de arte. Segundo a designer de interiores Lílian Rates, há espaço para obras de artistas conceituados entre o conforto do lar. “Eu analiso a personalidade de cada projeto e identifico quais artistas e obras cabem no ambiente”, conta a designer.

E sim, arquitetura e decoração trata-se de personalidade, de entender as necessidades de cada um, de reconhecer desejos e potenciais do espaço. É bem mais do que colocar em prática o que se aprende na faculdade, é se desafiar a cada projeto e basear-se em suas experiências para oferecer o melhor na construção do sonho alheio. É assim que a arquiteta Sergia Vitória Oliveira leva a profissão, como propósito. “Projeto é também sentimento, porque quando voltamos pra casa, queremos aconchego. E tudo tem que estar favorável pra que isso aconteça”.

Para Rodolfo Naves, arquiteto desde 2004, o processo começa por uma boa conversa com o cliente para capitar suas necessidades, objetivos, desejos e ideias. Para que essa compreensão seja feita, a sensibilidade precisa estar aflorada e de acordo com ele, não podendo ser feita de forma virtual. Desafio enfrentado no período pandêmico, já que virtualmente não é possível sentir o cliente. Ele finaliza dizendo que o arquiteto atua em muitas áreas da vida do cliente. “Assim sendo, o arquiteto é um mago, ele faz mais que um projeto, faz uma leitura do cliente”.

Mudanças e tecnologia na arquitetura e design

O conceito de idealizar mais do que um projeto arquitetônico e de decoração, e sim construir sonhos, foi se formando ao longo dos anos. Antes, profissionais considerados dispensáveis, hoje o arquiteto e o designer de interiores se firmaram como grandes fontes de referências, técnica e importância. A designer Fatima Mesquita diz que grande parte da mudança se deve ao evento Casa Cor, onde os profissionais têm a oportunidade de expor seu trabalho, suas ideias e seu conceito. E também à construção da moderna Brasília.

A primeira designer de interiores de Goiânia, Fatima Mesquita tem 40 anos de experiência e acompanhou de perto todas as fases do mercado. Ela afirma, sem dúvidas, que a Casa Cor e a modernização que Oscar Niemeyer apresentou foram um divisor de águas para os profissionais da área. Trouxe para a Capital uma consciência diferente de suas necessidades e fez com que a arquitetura e design se tornassem prioridade. “Depois dessas influências, os goianos passaram a se atentar às tendências e unir o estilo rústico característico da região ao moderno”, diz.

Mostrando sua força, a Casa Cor é unanimidade quando se trata de influências. A arquiteta Mariana Mendonça concorda com a importância do evento e diz ser um prazer fazer parte da iniciativa. “Hoje, o evento é a única vitrine presencial que nós temos para mostrar nosso trabalho”, inicia ela. O lugar é ideal para quem busca referências e inspirações, e atinge um público pouco visto no meio, o que acaba gerando negócios para os profissionais engajados e que se dedicam na troca com os visitantes.

Mariana é um exemplo de estilo mais contemporâneo, mesmo agregando referências com memórias afetivas, mas na arquitetura e design as possibilidades são infinitas. Fator que estimulou a troca de experiências que a plataforma Club&Casa Design proporciona. Diretora do projeto, Fabiana Reis marcou presença no evento e contou um pouco do que a iniciativa proporciona. “O Club&Casa é uma plataforma de relacionamento e marketing para arquitetos, designers de interiores e fornecedores”.

Conteúdo, diversão, glamour e experiências resumem o propósito do projeto. Por meio de cursos, livro, podcast, treinamentos, e mais recentemente um streaming só com produções direcionadas ao tema, eles buscam potencializar a comunicação. “Com cadastro gratuito pelo site clubecasadesing.com.br, o nosso intuito é também alcançar os profissionais recém formados, para direcioná-los e incentivá-los”, diz Fabiana. Ela finaliza exaltando a importância dos profissionais na hora de otimizar gastos e espaço, trazendo seu sonho para mais perto.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos canais de comunicação do O Hoje para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.
Veja também