Goiânia e Estado implantam ação ‘Horta Comunitária’ em presídio de Aparecida
O projeto ocupa um hectare de terra dentro do presídio
A Prefeitura de Goiânia, em parceria com o governo de Goiás, realizaram o projeto ‘Horta Comunitária’ na Penitenciária Odenir Guimarães, em Aparecida de Goiânia. A ação tem como objetivo contribuir para a reabilitação de detentos.
Segundo o secretário de Desenvolvimento e Economia Criativa (Sedec), Silvio Sousa, a proposta ajuda como terapia ocupacional dos presos e pode ensiná-los uma profissão.
“A iniciativa de implantar o Horta Comunitária partiu da direção do presídio Odenir Guimarães, depois de conhecer o projeto desenvolvido pela Sedec, que já distribuiu mais de 22 toneladas de alimentos. Essa atividade representa uma ocupação produtiva para os detentos, que têm a oportunidade de aprender uma profissão”, observa.
Leia também: Após greve dos aeronautas, aeroporto de Goiânia registra atraso e cancelamento de voos
O projeto ocupa um hectare de terra dentro do presídio. O local foi dividido em dois canteiros para o plantio inicial de quatro mil mudas de jiló, alface, rabanete, rúcula e espinafre.
De acordo com o titular da pasta, em 60 dias deve acontecer a colheita. Espera-se que cerca de 1,2 mil kg de hortaliças terão uso na próprio alimentação dos detentos, mas também serão enviadas ao Banco de Alimentos da Prefeitura de Goiânia.
No momento, dez reclusos estão participando do projeto. Eles receberão qualificação profissional para o trabalho na agricultura. Um deles, um engenheiro agrônomo E.F.S., de 61 anos e que cumpre pena de cerca de dez anos, foi um dos selecionados.
Leia também: Aparecida oferta mais de 600 vagas de emprego nesta semana
“Só tenho a agradecer pela oportunidade de voltar a exercer minha profissão com a terra, algo de que gosto tanto e estava sentindo saudades deste trabalho”, disse.