O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

domingo, 22 de dezembro de 2024
PublicidadePublicidade
Evento

Gosto de Carnaval baiano com Psirico

Goiânia foi invadida pela energia da amada Bahia neste fim de semana e só quem passou pelo Laguna Gastrobar para entender o que foi o show de Psirico neste sábado (17)

Postado em 19 de dezembro de 2022 por Lanna Oliveira

Goiânia foi invadida pela energia baiana neste fim de semana e só quem passou pelo Laguna Gastrobar para entender do que eu estou falando. A banda Psirico, comandada por Márcio Victor, levantou o público goiano neste sábado e não deixou nem um sucesso de fora. Um verdadeiro Carnaval fora de época, músicas como ‘Lepo Lepo’, ‘Toda Boa‘, ‘Tá Quente‘, entre outras, deixaram um gostinho de quero mais e inflou a expectativa para o feriado de fevereiro. Sem mais, a noite foi uma daquelas bem animada.

O fim de semana teve programação para todos os gostos, mas o destaque foi para o show da banda Psirico, que passou por Goiânia e deixou uma grande expectativa pelo Carnaval. Márcio Victor, frontman do grupo, é um exemplo nítido de que Salvador é um grande exportador de sucessos. Ele é um dos maiores representantes do axé, gênero que o Brasil abraçou e grupos como Psirico eternizaram. Na Capital não seria diferente, lotando a casa, o público cantou incansavelmente e dançou com muita ginga. 

Característica de Márcio Victor, ele alia música com a alegria inerente ao povo baiano e que se aproxima da receptividade dos goianos, que sem pensar se entregaram ao show. O Psirico está na estrada há 20 anos e lançou no mercado fonográfico vários sucessos de grande repercussão junto ao público como a música ‘Pianinho’, um dos primeiros hits da banda. E quem não se lembra do estouro da ‘Escovadinha’? A música tornou-se uma das mais executadas durante todo o Carnaval de 2003 e eles seguem como destaque da comemoração.

Populares por onde passam, grupo se reuniu no início dos anos 2000 para erguer um muro de igreja. “Eles estavam precisando, então juntamos uma turma de amigos e fizemos um som. Eles venderam todos os ingressos e o muro subiu”, recorda Márcio Victor em entrevista ao ‘UOL’. Ele seguiu contando como o nome Psirico surgiu. “O meu bairro, em Salvador, é do samba. E os sambistas sempre ficavam na praça jogando dominó e repetindo muito essa palavra: psirico”, continuou. 

Segundo ele, o significado de Psirico é namoro. “A gente dançava em quadrilha, e quando saía de mãos dadas com a parceira, os sambistas já falavam: ‘ó o psirico ali’”. A palavra acabou batizando a banda que ele fundou, depois de tocar com nomes como Caetano Veloso, Marisa Monte, Gilberto Gil, Ivete Sangalo e Daniela Mercury. “Eu queria um nome pra banda que viesse do povo. E Psirico dialogava com o que eu queria pra banda: uma música jovem, aberta, com uma linguagem jovem, que reunisse todos os elementos dentro da nossa raiz”, finalizou.

Márcio Victor começou o dia mostrando muita empolgação de estar em Goiânia e convidando o público que estivesse afim de espalhar energia positiva e acredita que a vida pode ser melhor. O seu desejo foi concretizado, as pessoas presentes entoavam em uma só voz a celebração da vida. As férias já batem à porta e que venham outras atrações, como esta, que façam Goiânia entrar no clima. Nada melhor do que viver experiências energizantes e renovadoras. Psiricio, a capital goiana já te espera de volta.

Aclamado e premiado

Psirico é um dos grupos mais conceituados do cenário nacional e representante baiano. Liderado por Márcio Victor, um ícone da percussão brasileira, (trabalhos com Caetano Veloso, Ivete Sangalo, Carlinhos Brown, Daniela Mercury, Marisa Monte, João Bosco, Timbalada e outros), que traz para o grupo aquilo que a diferencia de outras bandas: a percussão pulsando forte, combinada com arranjos inteligentes, executados por músicos jovens e talentosos. Nesses 20 anos de carreira, a banda se consolidou através de diversos sucessos.

A música ‘Escovadinha’ tornou-se uma das mais executadas durante todo o Carnaval de 2003. O CD ao Vivo – ‘Psirico – O furacão da Bahia’, esteve entre os mais vendidos na Bahia e no Nordeste. O trabalho conta com ‘Sambadinha’, que se consagrou como o grande hit do Carnaval 2004, incluída nos repertórios das grandes estrelas da Axé Músic que reinam nos palcos de todo o Brasil. No mesmo ano ganhou a premiação como banda e cantor revelação. Eles obtiveram grande sucesso novamente com a canção ‘Toda Boa.

Em 2014 o grupo volta ao topo com a canção ‘Lepo Lepo’, tendo uma repercussão muito grande pelo Brasil, com sua letra e coreografia irreverentes. A repercussão da canção rendeu ao grupo a maior exposição de mídia televisiva na folia do ano, superando o medalhão Ivete Sangalo e Chiclete com Banana cujo vocalista Bell Marques esteve em ritmo de despedida para iniciar carreira solo. Tal feito se repetiu na folia de 2015, dessa vez com o impulso da fatídica operação que o vocalista Márcio Victor teve que se submeter, e ter puxado um bloco um dia depois.

No carnaval de Salvador de 2018, a canção interpretada com o grupo Àttoxxá ‘Elas Gostam’, mais conhecida como ‘Popa da Bunda’, ganhou como ‘Melhor Música’ no Troféu Bahia Folia. Foi a quarta vez que a banda ganhou nessa categoria da premiação. Além disso, teve a maior exposição na mídia durante a transmissão televisiva da festa, com mais de 12 horas de exposição ao todo. Em termos de valores publicitários, sua avaliação comercial foi a terceira maior, correspondente a 37 milhões de reais. A execução da canção ‘Elas Gostam’ ainda bateu recorde nos quinze anos de pesquisa, com 94 execuções.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos canais de comunicação do O Hoje para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.
Veja também