Câmara aprova em definitivo aumento de vagas de vereador em Goiânia
O texto foi aprovado em primeira fase de votação no último dia 6, recebendo 29 votos favoráveis
A Câmara Municipal de Goiânia aprovou, em definitivo, nesta terça-feira (20/12) o Projeto de Emenda à Lei Orgânica que amplia, de 35 para 39, o número de vereadores na capital. O texto foi aprovado em primeira fase de votação no último dia 6, recebendo 29 votos favoráveis.
A matéria não estava prevista para ir à votação nesta terça-feira. Porém, foi incluída por meio do recurso de inversão e inclusão de pauta, mesma estratégia utilizada para pautar o texto na primeira votação, no início de dezembro.
Em dezembro do ano passado, os vereadores até tentaram aprovar o mesmo texto, porém, cinco das treze assinaturas colhidas para que o processo tramitasse não foram identificadas. A polêmica criada acerca do assunto colocou fim ao clima necessário para que a matéria avançasse.
Neste ano, no entanto, o projeto voltou a tona e, na primeira votação, foi aprovado por unanimidade.
Bastidores revelados pelo O Hoje, mostraram diversos comentários sobre o assunto. Entusiastas da matérias justificaram que a alteração se faz necessária diante do “crescimento da população”. A ideia é que as demandas do município sejam representadas “da melhor forma possível” com a chegada dos novos vereadores.
Em 2020, a Camâra de Goiânia contou com uma renovação de 60% do seu quadro de vereadores. Ao todo, somente 13, dos 35, foram reeleitos. Os três mais bem votados na capital foram, inclusive, novatos. Com a aprovação definitiva do texto, o Parlamento ganhará quatro novos assentos, o que minimiza as chances de não reeleição dos veteranos em disputas futuras.