O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

quarta-feira, 22 de janeiro de 2025
Risco de inundação

Governo emite alerta para 14 cidades goianas que podem acumular 700 milímetros de chuvas até janeiro

O mesmo ocorreu no fim de 2021 e início deste ano

Postado em 21 de dezembro de 2022 por Ana Bárbara Quêtto

O Governo de Goiás emitiu um alerta de chuvas acima da média em 14 municípios das regiões Centro, Norte e Nordeste de Goiás nos próximos dias. Ao todo, os municípios podem receber até 700 milímetros de precipitação até janeiro.

Com isso, o Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas de Goiás (Cimehgo) elaborou um prognóstico, que aponta riscos de inundação e alagamentos no período de festas de final de ano. O mesmo ocorreu no fim de 2021 e início deste ano.

Leia também: HDT recebe doação de leite em pó para pacientes

De acordo com o alerta, as cidades mais afetadas serão: Água Fria de Goiás, Alto Paraíso de Goiás, Cavalcante, Formosa, Hidrolina, Itapaci, Mimoso de Goiás, Niquelândia, Nova Roma, Pilar de Goiás, São João d’Aliança, São Luiz do Norte, Teresina de Goiás e Uruaçu.

Porém, o instituto aponta, ainda, que o período chuvoso deve ser intenso em todo o estado.

Leia também: Correios terão alteração no expediente durante festas de fim de ano

Anomalia pluviométrica

Segundo dados coletados pelo Cimehgo, em julho de 2022, já esperava-se uma anomalia pluviométrica nos meses de dezembro e janeiro, com destaque para o Centro-Norte do estado.

A titular da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), Andréa Vulcanis, informa que os moradores devem ficar atentos aos riscos, principalmente em pontos turísticos onde há cavernas e cachoeiras.

“As defesas civis estão atuando para notificar essas áreas, porém, é fundamental que os munícipes se abriguem em lugares seguros antes [das tempestades] para que não fiquem ilhados”, reforça.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos canais de comunicação do O Hoje para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.
Veja também