Decoração natalina e os pets
Cuidados são necessários na hora de montar a árvore Natal para evitar acidentes com os cães e gatos
Dezembro é um mês em que o espírito natalino chega para todos que amam a celebração. Árvores, luzinhas, objetos pendurados, entre outras coisas, fazem parte da temática de Natal. Quem tem animais de estimação em casa, principalmente cães e gatos, sabe que às vezes é muito difícil conciliar as decorações com os pets, que ficam curiosos e muitas vezes atacam e brincam com esses artigos, o que pode trazer consequências graves para eles. Por isso harmonizar o ambiente com os moradores é de extrema importância.
Quem tem pet sabe o amor incondicional que nutrimos pelos bichinhos e preservar o seu bem-estar torna-se prioridade. A pauta surge com mais veemência no período natalino, já que as decorações tradicionais podem significar um perigo eminente para os animais. Mas é possível manter o espírito do Natal e ainda conservar a segurança dos cães e gatos. Os arquitetos Glaucio Gonçalves e Lívia Romeiro apostam na criação de ambientes onde se sintam confortáveis e acolhidos pelo espaço, inclusive os pets.
Para que o ambiente natalino seja compatível com o comportamento dos pets é preciso estar atento a alguns pontos. Realmente há de se tomar certos cuidados para que o seu pet não se machuque (e feio), afinal a bolinha da árvore que apareceu recentemente em casa pode ser irresistível para ele não querer dar ao menos uma mordidinha. E os riscos não se limitam a uma inocente bolinha ou aquela estrela colocada no topo da árvore, há outros perigos aparentemente ocultos com os quais você precisa tomar muito cuidado.
O pisca-pisca deixa a casa mais colorida, as crianças adoram, mas em um momento de descuido o seu cão ou gatinho pode morder os fios com risco de engasgar com o enfeite ou até mesmo levar um choque. Em casos mais extremos um fio entrelaçado no pescoço pode sufocar os bichinhos. Os tipos de materiais que você utiliza também merecem atenção especial. Que tal substituir aqueles enfeites de vidro ou pontiagudos por outros feitos de feltro, por exemplo? A mudança pode ser fazer toda diferença.
Deixar a árvore de Natal em um lugar mais alto também é uma boa opção quando se tem um cachorrinho em casa, mas não será o suficiente se o seu filho for um gatinho. Para os felinos o cuidado é maior, pois eles sobem com facilidade em qualquer coisa. A sugestão, nesse caso, é a opção por guirlandas e/ou alguns enfeites de mesas pesados e maiores para não serem engolidos ou derrubados. E é para prevenir acidentes domésticos com os pets, por isso o Essência preparou algumas sugestões para todo mundo curtir o final de ano numa boa.
Dicas de prevenção
Antes de tirar os enfeites e a árvore do armário, pense no quanto de poeira eles acumularam desde que foram guardados. Atenção sobre o risco presentes nesses objetos, principalmente para os pets com problemas respiratórios. É bom fazer o manuseio longe deles, deixar os enfeites previamente em um local que ventile bastante para evitar fungos e ácaros, e também para que os bichinhos não inalem poeira. Outra dica é trazer aos poucos esses novos elementos para o convívio dos animais.
Melhor ainda, se possível, é substituir a tradicional árvore pinheirinho por guirlandas, que são mais fáceis de manusear e têm menos elementos para chamar a atenção dos bichinhos. Importante checar a disposição dos móveis quando for montar a sua decoração natalina, mesinhas, prateleiras, cadeiras etc. não podem facilitar que o pet coloque o focinho onde não foi chamado. Independentemente de qual for a decoração escolhida, o importante é sempre supervisionar cães e gatos para evitar acidentes.