O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

quinta-feira, 23 de janeiro de 2025
Mobilidade

Passe Livre Estudantil terá melhorias na Grande Goiânia, diz governo

Atuais cartões do sistema vigoram até 31 de dezembro, quando nova tecnologia começará a ser implementada para dar início, em 9 de janeiro

Postado em 26 de dezembro de 2022 por admin

O Governo de Goiás está promovendo mudanças no Passe Livre Estudantil (PLE) da capital e da região Metropolitana para aprimorar o atendimento aos estudantes que utilizam o sistema. A partir de janeiro, o formato de repasse dos valores das passagens custeadas pelo estado às empresas prestadoras do serviço passará a ser pós-pago, diferentemente do atual, pré-pago, imprimindo mais agilidade ao programa. Em Anápolis não haverá alterações, já que o contrato com as empresas locais é distinto.

Com a alteração, o sistema atual de Goiânia e região Metropolitana estará em vigor até o próximo dia 31 de dezembro e, a partir desta data, a nova tecnologia começará a ser implementada. No dia 9 de janeiro de 2023 tem início o cadastramento e recadastramento para o ano letivo, já dentro do futuro formato, incluindo um novo cartão para todos os estudantes. O período para realizar ambos os procedimentos termina em 30 de abril. A forma para se cadastrar e recadastrar continua a mesma. 

O PLE, programa do Governo de Goiás gerido pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Seds), tem capacidade para atender 110 mil estudantes, com o fornecimento de até 48 viagens mensais, para ir e voltar da instituição de ensino, de acordo com o calendário letivo de cada instituição. Nesse ano de 2022, 84.692 alunos requisitaram o benefício. 

A cobertura abrange os municípios de Abadia de Goiás, Anápolis, Aparecida de Goiânia, Aragoiânia, Bela Vista de Goiás, Bonfinópolis, Brazabrantes, Caldazinha, Goianápolis, Goiânia, Goianira, Guapó, Hidrolândia, Nerópolis, Nova Veneza, Santo Antônio de Goiás, Senador Canedo, Terezópolis de Goiás e Trindade. 

O saldo do cartão não é cumulativo, ou seja, se o aluno não utiliza todos os créditos, no mês seguinte é depositada apenas a diferença para completar 48 viagens. O número de passagens leva em consideração os dias letivos de cada mês, informados pelas instituições de ensino. 

O secretário Wellington Matos destaca que as mudanças que serão implementadas na capital e na região Metropolitana imprimirão mais eficiência ao serviço prestado aos estudantes. “São mudanças que já fazem parte do segundo mandato do governador Ronaldo Caiado, que investirá cada vez mais na melhoria da qualidade de todos os serviços prestados à sociedade goiana”, afirma Matos. 

Como cadastrar e recadastrar

Para alunos de Goiânia e região Metropolitana, o cadastro e o recadastro são realizados pelo site. Se aprovado, o estudante é informado por e-mail, e o cartão pode ser retirado após sete dias da data da adesão, no Vapt Vupt, após agendamento prévio pelo site.

Em Anápolis, quem já é cadastrado deve procurar a instituição de ensino onde estuda. Os novatos devem fazer o cadastro na Urban (Rua General Joaquim Inácio, nº 206, Secretaria Municipal de Integração Social, Cultura e Esportes). É necessário apresentar cópias de CPF, RG, comprovante de endereço, comprovante de matrícula e uma foto 3×4. Se aprovado, o cartão pode ser retirado no prazo de sete dias da data de solicitação, no terminal urbano de Anápolis (Rua Tônico de Pina, Setor Central). 

Em Anápolis, todos os contemplados devem fazer a ativação do benefício nas unidades do Vapt Vupt, depois de agendar pelo site

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos canais de comunicação do O Hoje para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.
Veja também