Brasileira de 18 anos descobre asteroide e é reconhecida pela Nasa
Mariana Milena realizou uma descoberta inesperada apenas com um computador e dentro de casa
Mariana Milena Prado de Sá, 18 anos, se apaixonou por ciência desde nova e teve como inspiração sua mãe Walkíria Prado, professora de ciências e formada em biologia. A estudante conta que a ciência sempre foi algo natural em sua casa e que, por conta da profissão da mãe, sempre teve acesso a microscópios, o que a ajudou no desenvolvimento de sua paixão pelo sistema solar e astronomia.
Aos 18 anos de idade, Mariana entrou para o programa Caça-Asteroides, que é uma iniciativa da NASA com a União Internacional de Pesquisa Astronômica. Ela conta que assim que a inscrição no programa é realizada, os estudantes recebem um pacote de imagens de um telescópio que fica no Havaí para observar e analisar. Eles precisam ficar atentos e prestar muita atenção até localizar um “pontinho”, que tenha um movimento retilíneo e que se mova 4 vezes, um asteroide.
Durante sua análise, a estudante conseguiu no primeiro pacote encontrar um ‘possível asteroide’. “Mandei na segunda-feira e na sexta-feira. Eles já deram o retorno de que era um asteroide que nunca antes tinha sido detectado”, ela conta.
Depois de sua descoberta, ela recebeu um certificado da Nasa por ter participado da campanha, além de uma medalha do Ministério da Ciência e Tecnologia.Hoje, o asteroide já consta como ‘descoberto’. Por enquanto, chamado de ‘asteroide provisório’, até que depois de um longo processo de estudo sobre mais detalhes de sua órbita, ele possa ser de fato nomeado.
Veja também: Jovem de 14 anos se torna estudante mais novo a passar no ITA