Música, lendas e histórias com a dupla Mattão e Monteiro
Mattão e Monteiro homenageiam a cidade Anicuns, interior do Goiás, com lançamento de single inédito.
Mattão e Monteiro, uma das duplas mais clássicas do sertanejo, homenageia nesta quinta-feira (22) a cidade ‘Anicuns’, interior do estado de Goiás. A música, distribuída pela New Music Brasil, também conta com a parceria do cantor Daniel Cecilio, que faz a sua estreia nas plataformas digitais, e do cantor Fred Monteiro.
‘Anicuns’ é uma composição do cantor Cleyton Lima, artista que conta com uma participação da dupla Mattão e Monteiro em seu novo DVD.
A música é uma homenagem ao município Anicuns, no interior do estado de Goiás, onde são contadas diversas lendas e histórias. A cidade é conhecida pela famosa estátua do Boi de Ouro, a Serra do Felipe, sua agricultura, e, claro, ser a terra natal de um dos jogadores de futebol mais memoráveis, Seu Garrincha.
Anicuns é uma cidade que esconde lendas e histórias. A mais popular é a que deu origem à estátua de ouro do Boi na cidade. Os moradores alegam que no fundo da mina da cidade, um dia foi encontrado um boi de ouro enorme e diversas pessoas afirmam ter visto e apalpado os chifres do animal, com o fim de ajudá-lo a libertar-se da lama onde estava atolado no fundo da mina.
Anicuns teve origem na exploração de ouro em meados do século XVIII, era passagem de tropas para a Cidade de Goiás, seu nome originou-se da tribo indígena Guanicuns, que abatiam o pássaro com o mesmo nome, de rica plumagem. Anicuns era uma grande fazenda de propriedade de José Benedito Peixoto, mais conhecido como Juca Peixoto. O governo do estado o obrigou a lotear suas terras por sua proximidade com a capital. Juca Peixoto foi o primeiro prefeito da cidade.
Desde então, o animal de ouro é considerado o símbolo da cidade. O nome ‘Anicuns’ vem da tribo indígena Guanicuns, que teve o seu nome definido pelos pássaros Guanicuns, da pré-história, aves que destacaram-se pelo seu grande porte, peso e comprimento das asas.
Sobre a dupla
Mattão e Monteiro são uma das duplas mais clássicas da cena. Com músicas que ajudaram a moldar o sertanejo tradicional romântico, como ‘Nuvem Passageira’, ‘Deusa do Araguaia’ e ‘Proposta’, a dupla inspirou vários nomes do sertanejo atual, incluindo Zezé di Camargo & Luciano e Leandro & Leonardo.
Em 2020, Arthur, o novo Mattão, ingressou na dupla, e, com a nova formação, lançaram o primeiro DVD, focando nos 40 anos de estrada. Desde então, a dupla vem atravessando gerações, focando em músicas que transmitem o melhor do modão clássico com a música sertaneja moderna.
A dupla está lançando o segundo DVD da sua carreira com participações extremamente especiais, como ‘Céu Pra Gente Errar’ com o Jorge.