O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

domingo, 23 de fevereiro de 2025
Pioneira do Punk

Estilista britânica Vivienne Westwood, morre aos 81 anos

Defensora das causas sustentáveis na indústria, Westwood foi símbolo de representatividade e rebeldia

Postado em 30 de dezembro de 2022 por Mariana Fernandes

Vivienne Westwood, estilista britânica, morreu aos 81 anos nesta quinta-feira (29/12), conforme anunciado por seu perfil no Instagram. Ela nasceu no Reino Unido e ficou conhecida  como a maior percursora do estilo punk na moda e defensora de causas essenciais para um mercado fashion mais justo, incluindo ações sustentáveis.

Reconhecida como um dos nomes mais rebeldes da moda inglesa, Vivienne ganhou projeção ao consolidar o punk rock e o new wave através da butique SEX, que inaugurou com o então marido Malcom McLaren em 1974.

Na sequência, a cantora carregou rebeldia às passarelas de grife e, nas últimas décadas, se dedicou ao ativismo em prol do meio ambiente, com presença em protestos e mensagens reverberadas a cada nova coleção.

Em seu perfil do Instagram, o comunicado de falecimento foi marcado por mensagens de força e afeto para todos os entes queridos. “Vivienne Westwood morreu hoje (quinta-feira) em paz e acompanhada por sua família em Clapham, no sul de Londres. O mundo precisa de pessoas como Vivienne para mudar para melhor”.

“Trabalhamos até ao fim, e isso me deu muitíssimas coisas para seguir em frente. Muito obrigado, querida”, disse seu marido, Andreas Kronthaler, segundo um comunicado citado pela agência PA.

https://www.instagram.com/p/CmxCSQ_rWxi/?utm_source=ig_embed&ig_rid=6d206a69-6e8c-4e59-a5c7-71d9457edb80

O Museu Victoria e Albert de Londres a descreveu como uma “verdadeira revolucionária e uma força rebelde na moda”. “Seu estilo punk mudou as regras da moda nos anos 1970, e ela foi muito admirada por sua coerência com seus valores ao longo de sua vida”, reconheceu a secretária britânica de Estado para a Cultura, Michelle Donellan, em mensagem também no Twitter após o anúncio de seu falecimento.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos canais de comunicação do O Hoje para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.
Veja também