quarta-feira, 16 de setembro de 2026
Turismo

Ministra quer reduzir preço de passagens para incentivar o turismo

“Fortalecer o turismo significa gerar renda e emprego” disse

Agência Brasilpor em
Ministra quer reduzir preço de passagens para incentivar o turismo
Para incentivar o turismo no Brasil

A nova ministra do Turismo, Daniela Carneiro, disse hoje (2), em Brasília, durante a cerimônia de transmissão do cargo, que buscará a recomposição orçamentária da pasta, reduzida, segundo ela, em mais de 70%. Para incentivar o turismo no Brasil, citou, entre os objetivos de algumas políticas a serem adotadas, a redução do preço “exorbitante” das passagens aéreas.

“Um ponto de atenção para nossa gestão é a recomposição orçamentária. Nosso grupo de transição se surpreendeu com o orçamento anual para 2023, previsto em R$ 19 milhões. Uma redução de impressionantes 74%. Vamos trabalhar para mudar essa realidade, contando com o apoio dos parlamentares para essa missão”, disse a ministra.

Ela lembrou que o segmento envolve mais de 50 atividades econômicas que, até a pandemia, representavam cerca de 8% do Produto Interno Bruto (PIB) nacional [a soma de todas as riquezas produzidas no país]. “Este é um percentual impossível de ignorar e que pode e deve ser ainda maior, alcançando a estatura de todo o potencial brasileiro, um país que é o único do mundo a ostentar seis biomas”, acrescentou.

Impactos positivos

A ministra defendeu que o Brasil promova – de forma sustentável – o turismo, gerando impactos econômicos positivos também para as comunidades locais.

“Um outro aspecto [que deveremos desenvolver] para fortalecimento do turismo é resolver com urgência o problema do valor exorbitante das passagens aéreas, o que dificulta o incentivo ao turismo. Vamos trabalhar [com] os demais ministérios para solucionar essa questão”, frisou.

A ministra Daniela Carneiro destacou, ainda, a necessidade da promoção de um turismo mais inclusivo, para que todas as pessoas, independentemente de suas habilidades ou deficiências, tenham acesso a serviços e atividades turísticas.

“Fortalecer o turismo significa gerar mais renda, emprego e combater a fome. E fomentar o turismo regional é levar mais desenvolvimento para todos que ali vivem. É mais qualidade de vida e mais dignidade para nossa população”, finalizou.

Siga o Canal do O Hoje e receba as principais notícias do dia direto no seu WhatsApp! Canal do O Hoje.

Tags:

Veja também

Grass mira diferentes públicos em maratona de sabatinas, reuniões e debate no DF

POLÍTICA

Grass mira diferentes públicos em maratona de sabatinas, reuniões e debate no DF

Candidato ao GDF também faz panfletagem no Restaurante Comunitário do Varjão e participa de debat...
Flamengo x Palmeiras

Ponto a ponto

Flamengo e Palmeiras mantêm disputa acirrada pela liderança

A briga pela liderança do Campeonato Brasileiro segue intensa. Em um fim de semana marcado por clá...
Calor continua, mas Goiânia pode ter chuva nesta quinta (10)

PREVISÃO DO TEMPO

Calor continua, mas Goiânia pode ter chuva nesta quinta (10)

Dia começa com 22°C, terá muitas nuvens e possibilidade de chuva durante manhã, tarde e noite; u...
STF

Análise

Confronto entre ministros coloca STF diante de uma crise sem saída previsível

Embate entre Moraes e Mendonça expõe fragilidades internas da Corte e aumenta pressão sobre presi...
Deputado estadual

ELEIÇÕES 2026

Deputado estadual, federal ou senador? Entenda as diferenças

Apesar de todos fazerem parte do Poder Legislativo, cada cargo tem atribuições, áreas de atuaçã...
Cavalhadas

CULTURA E TRADIÇÃO

Cavalhadas de Corumbá mantêm tradição de quase 275 anos

Espetáculo gratuito acontece de sexta a domingo no Campo das Cavalhadas, no Bairro 9 de Junho, com ...
Goiânia terá tarde de 35°C e pode registrar chuva à noite nesta quinta (03)

PREVISÃO DO TEMPO

Goiânia terá tarde de 35°C e pode registrar chuva à noite nesta quinta (03)

Dia começa com temperatura de 19°C, terá muitas nuvens e umidade do ar poderá cair para 30% nas ...
Jovem de 18 anos é preso na França por suspeita de planejar sequestro de Mbappé

loucura?

Jovem de 18 anos é preso na França por suspeita de planejar sequestro de Mbappé

Investigação aponta que atacante do Real Madrid estava entre os alvos de um grupo envolvido em rou...