O Hoje, O melhor conteúdo online e impresso - Skip to main content

terça-feira, 27 de agosto de 2024
Planetários no Brasil

Um passeio pela imensidão do universo

A astronomia trata do estudo e entendimento de corpos externos à atmosfera terrestre, como planetas, nebulosas, galáxias e cometas.

Postado em 3 de janeiro de 2023 por Lanna Oliveira
Um passeio pela imensidão do universo
A astronomia trata do estudo e entendimento de corpos externos à atmosfera terrestre

Olhar para um céu estrelado e admirar aqueles pontinhos de luz distantes é impactante, pode causar reflexões profundas e principalmente, incita uma curiosidade pertinente sobre a imensidão do universo do qual fazemos parte. Quem nunca se perguntou como as pessoas conseguem identificar cada estrela, planetas e afins lá em cima? A astronomia é fascinante e se você também é um dos apaixonados pela ciência natural mais antiga já estudada pelo homem, talvez um planetário seja o lugar certo para você fazer uma visita e entender sobre o universo.

Desde os primórdios da humanidade, a astronomia mostrou-se de extrema importância para as sociedades que se desenvolviam.  Ao longo da evolução da história, essa ciência firmou-se por tratar do estudo e entendimento de corpos externos à atmosfera terrestre, como planetas, nebulosas, galáxias e cometas. E para nós, curiosos de plantão sobre o recorte do nosso lugar no universo, os planetários são fontes de respostas. Essa é uma ideia tão simples que ele existe em todo o mundo, desde as mais antigas civilizações.

Um planetário nada mais é do que um aparelho de projeção desenhado para recriar a aparência de planetas e estrelas (céu artificial). Com ele você pode descobrir como funcionam os movimentos do sol, as estações do ano, as fases da lua, a formação das constelações e conhecer mais sobre os planetas do sistema solar. Isso é possível porque, por meio do estudo da astronomia, aliado à tecnologia, os astrônomos conseguem identificar e reproduzir imagens do céu em qualquer época.

Para criar uma experiência mais realista, geralmente esses locais possuem uma abóbada ou cúpula, onde são projetadas as imagens. Já nos observatórios, por outro lado, a cúpula se abre e os estudiosos podem observar o céu e sua movimentação ao vivo. Visitar um planetário é muito interessante também para crianças, que têm a chance de fugir um pouco do ensino tradicional e adicionar o lúdico das constelações ao seu conhecimento. Viajar pelo universo sem sair da Terra é uma dádiva. Agora conheça um pouco dos planetários pelo Brasil. 

Planetário do Ibirapuera

Existem diversos planetários em São Paulo, e o que tem mais destaque entre eles é o prédio localizado no Parque do Ibirapuera, na região centro-sul da capital paulista. O Planetário do Ibirapuera foi o primeiro aberto ao público a ser inaugurado no Brasil, em 1957. É possível observar no teto da entrada principal as constelações das Três Marias, de Órion e do Cruzeiro do Sul. Assim que finalizada essa etapa, dá para conferir a exposição dos objetos que contam um pouco da história do lugar e da astronomia brasileira. Horário de funcionamento: de quinta a sábado, das 15h às 19h, e aos domingos, das 5h às 23h. 

Planetário do Carmo

O Planetário do Carmo está localizado no bairro de Itaquera, na Zona Leste de São Paulo. O local é considerado o mais moderno da América do Sul, contando com alta tecnologia. Atualmente, ele é capaz de projetar 9.100 estrelas, os planetas do Sistema Solar, da Via-Láctea, galáxias, nebulosas e outros objetos astronômicos. Um passeio em que toda a família aprende, se diverte e se impressiona com a tal ‘ciência das estrelas’. O hall do planetário também conta com uma exposição de fósseis, rochas, minerais, telescópios e imagens com temas astronômicos. Horário de funcionamento: diariamente, das 8h às 17h. 

Planetário Espaço Ciência 

Localizado em Pernambuco, na histórica cidade de Olinda, o Espaço Ciência possui planetário, auditório, anfiteatro e seis laboratórios didáticos de ciências e informática. A atração tem um projetor com olho de peixe, que faz projeções 180 graus de imagens que simulam o céu noturno. Estão lá uma réplica do Veículo Lançador de Foguetes lançado em Alcântara (MA) e um avião Xavante doado pelo Exército. Outra atração é o Giroscópio, instrumento que era usado pela Nasa para testar a resistência dos astronautas. Horário de funcionamento: segundas, terças, quintas e sextas, das 8 às 17h, quartas, das 7h30 às 17h, sábados e domingos, das 13h às 17h.

Planetário de Londrina

O Projeto Planetário de Londrina é uma extensão da Universidade Estadual de Londrina, que deu origem ao Museu de Ciência e Tecnologia, Centro de Ciências e Planetário. Seu objetivo principal é divulgar, de maneira lúdica, o conhecimento da astronomia e auxiliar na melhoria da qualidade do ensino nas escolas da região. São realizadas também oficinas de astronomia, brincadeiras e atividades lúdicas sobre temas relacionados à área. Os filmes e documentários exibidos exploram temas que fascinam pessoas de todas as idades, como a evolução estelar, buracos negros e o Big Bang. Horário de funcionamento: de segunda a sexta, das 8h às 18h.

Espaço do Conhecimento UFMG 

Localizado na capital de Minas Gerais, este é o único planetário do Estado a utilizar uma das mais avançadas tecnologias de projeção do mundo. Uma experiência única! O sistema digital Spacegate Duo e o projetor Skymaster ZKP4, produzidos na Alemanha, fazem com que o céu pareça real, tamanha a definição das imagens, o que o público pode ver em 360 graus. Todo o espaço planetário se transforma em um cinema imersivo, com sensação de profundidade e envolvimento. Esse projetor também permite a reprodução do céu como se fosse de qualquer lugar do planeta, em qualquer época (passado, presente ou futuro). O espaço ainda possui o Terraço Astronômico, onde um teto retrátil permite que os visitantes utilizem os telescópios para observar o céu. Horário de funcionamento: sábados, das 10h às 21h; nos outros dias, das 10h às 17h. 

Veja também