sábado, 24 de outubro de 2026
Nova gestão

Equatorial inicia gestão da distribuição de energia em Goiás

Durante coletiva de imprensa, grupo afirma que enel não investiu o suficiente para acompanhar o crescimento do Estado

Vinicius Marquespor em
Equatorial inicia gestão da distribuição de energia em Goiás
Durante coletiva de imprensa

O Grupo Equatorial Energia, que assumiu nesta terça-feira (3) a distribuição de energia do Estado de Goiás, se apresentou ao povo goiano através de uma coletiva de imprensa. A empresa, terceira maior do país no segmento, é responsável pela concessão desde 30 de dezembro de 2022, quando assumiu, efetivamente, o controle da CELG-D.

A Equatorial mencionou Plano de 100 dias para atendimento aos 237 municípios da área de concessão, que abrigam 3,3 milhões de unidades consumidoras. Dentre as ações, serão feitos investimentos estruturais na melhoria de distribuição de energia e atendimento à demanda reprimida, com novas linhas de distribuição e subestações. 

Enel não acompanhou o crescimento

A empresa reconheceu ter havido investimentos por parte da Enel no cenário energético, mas que eles acabaram não sendo suficientes para acompanhar as demandas proporcionadas pelo crescimento do estado. Segundo Augusto Miranda, que anunciou um plano de 100 dias, o objetivo agora é alinhar a eficiência do serviço com essas demandas.

Conforme Miranda, que participou de uma coletiva de imprensa nesta terça, ao lado do presidente da Equatorial em Goiás, Lener Jayme, cada estado possui suas particularidade no quesito de fornecimento de energia, mas que o crescimento acima da média apresentado por Goiás nos últimos 10 anos acabou extrapolando o serviço oferecido pela Enel.

“A Enel fez os investimentos dela. Naturalmente, os investimentos que a Enel fez surtiram efeito, mas não os efeitos para um estado que cresce a uma taxa como essa. Não deu pra atender”, disse.

Plano de 100 dias

Característico do modelo de gestão Equatorial, o Plano de 100 dias projeta três novas subestações, três novas linhas de subtransmissão (46,7 quilômetros), 9,6 mil novas ligações de baixa e média tensão e 98,5 mil, de baixa tensão.

Dentre as principais obras, estão a construção de subestações Riviera e Aparecida; Barro Alto–Goianésia; Anhanguera–Real, e ampliação das subestações Goianésia, Anápolis Universitário, Atlântico, Bom Jardim, Araçu, Jundiaí e Goianira. Destacam-se, também, o projeto JK-Jataí (que beneficia os municípios de Jataí, Rio Verde, Chapadão do Céu, Montividiu) e a linha de distribuição Pireneus-Daia.

Além deles, existem outros projetos. O Riviera que prevê linha de distribuição e nova subestação para atender Goiânia, Aparecida de Goiânia e Senador Canedo, e o Projeto Aparecida, que atenderá a capital e Aparecida, segunda cidade mais populosa de Goiás. 

Grupo experiente

“Temos experiências muito bem-sucedidas na aquisição e melhoria de companhias. Trabalhamos com a cultura da busca por resultados, e nossos investimentos em Goiás vão garantir maior qualidade da operação, do atendimento e na geração de empregos e renda”, afirmou o CEO do Grupo Equatorial Energia, Augusto Miranda.

“As ações começam com o Plano de 100 dias, bastante robusto e que prevê iniciativas nas áreas técnicas, operacionais, comerciais e de relacionamento com os nossos clientes. Começamos aqui essa jornada de longo prazo em Goiás, e nos empenharemos muito para que ela resulte em mais desenvolvimento e qualidade de vida para a população do estado”, completou Augusto.

Presidente da Equatorial em Goiás, Lener Jayme, ressaltou, por sua vez, que as ações e investimentos já estão projetadas. “A Equatorial mapeou todas as dificuldades da concessão e identificou oportunidades de melhoria do fornecimento de energia. Assim, vamos investir para garantir que todas as obras em curso sejam concluídas, além de iniciar outras intervenções importantes, que contribuirão para melhoria significativa dos índices de qualidade de entrega de energia à população de Goiás”, disse o presidente.

Investimento inicial é focado no atendimento

“Os investimentos iniciais serão pulverizados e destinados para os setores que o Estado  precisa, não temos uma região ou setor que merece mais investimento porque o estado cresce como um todo, então logo estaremos equalizados nesses setores. Nosso principal investimento agora é em estar mais próximo do nosso consumidor”, afirmou Lener.

“Nós estamos aumentando a nossa estrutura e investindo para estar mais próximo do nosso cliente, assim nós podemos conhecer melhor as áreas mais necessitadas, podemos ouvir o que tem atrapalhado o crescimento, levando respeito ao nosso cliente”, concluiu o presidente da concessionária.

Sobrecarga

Ao ser questionado sobre o principal desafio, o presidente pontuou que a Equatorial detectou que 44% das unidades transformadoras estão com sobrecarga, o que dificulta a conexão de novos clientes. “Precisamos eliminar essa sobrecarga, quer seja por meio da construção de novas subestações, quer seja pela criação de novos pontos de suprimento de energia.” 

 Pelo acordo estabelecido com a Aneel – Agência Nacional de Energia Elétrica, a Equatorial terá três anos sem risco de caducidade do contrato. A Agência aprovou, ainda, a fiscalização apenas com o caráter orientativo no primeiro ano da assinatura do aditivo ao contrato de concessão.

Primeiras ações em Goiás

Dentre as primeiras ações está a disponibilização de canais digitais que prometem agilizar o atendimento às demandas dos consumidores, de modo a reduzir o tempo e frequência de interrupção do fornecimento de energia. 

A empresa apresentou um Centro de Operação Integrado (COI), que coordena ocorrências sobre fornecimento. O consumidor terá à disposição canal direto de WhatsApp, agências e aplicativo, além de site e call center. A primeira etapa prevê, ainda, a melhoria do padrão tecnológico das redes de distribuição e investimento em automação de redes e subestações. 

Sobre o Grupo Equatorial 

O Grupo Equatorial Energia é uma empresa brasileira que se consolidou no cenário nacional como uma holding de empresas de alta performance e grandes resultados. A Equatorial Energia é hoje o 3º maior grupo de distribuição do país em número de clientes. A Companhia avançou na consolidação do setor de distribuição de energia no Brasil e, atualmente, atua em seis concessionárias, nos estados do Maranhão, Pará, Piauí, Alagoas, Rio Grande do Sul e Amapá, atendendo cerca de 10 milhões de clientes nessas regiões. Com a recente aquisição da CELG-D, em Goiás, ampliou a atuação no segmento de distribuição para o Centro-Oeste, adicionando mais de 3 milhões de clientes.

A Companhia também atua no setor de Transmissão e, recentemente, entrou no setor de Saneamento, se tornando a primeira empresa multi-utilities do país, além de adquirir 100% das ações da Echoenergia S.A., iniciando capítulo no setor de Renováveis e tornando-se efetivamente um player de atuação integrada no segmento de energia.

 Hoje, com a chegada em Goiás, o grupo se faz presente em 31% do território nacional, atendendo 15% do total de consumidores brasileiros e respondendo por 13% do mercado de distribuição de energia elétrica do país. Tudo isso respeitando o seu compromisso de crescimento sustentável.

Siga o Canal do O Hoje e receba as principais notícias do dia direto no seu WhatsApp! Canal do O Hoje.

Tags:

Veja também

Motoristas têm até novembro para quitar pedágio eletrônico atrasado em Goiás

Atenção

Motoristas têm até novembro para quitar pedágio eletrônico atrasado em Goiás

Prazo para regularização termina no dia 16 e contempla débitos nos trechos entre Goiânia, Rio V...
Incêndio atinge barraco em Arniqueira (DF) durante a madrugada

CBMDF

Incêndio atinge barraco em Arniqueira (DF) durante a madrugada

Bombeiros utilizaram cerca de 4 mil litros de água para controlar o incêndio; ninguém ficou ferid...
Goiânia lança novo modelo de ônibus com promessa de viagens 30% mais rápidas

Mudanças na capital

Goiânia lança novo modelo de ônibus com promessa de viagens 30% mais rápidas

BRS começa pela Avenida T-63 em janeiro de 2027 e prevê faixas prioritárias, fiscalização eletr...
goiânia

Aniversário de Goiânia

Mabel abre aniversário de Goiânia com desfile cívico-militar em Campinas

Evento na Avenida 24 de Outubro reuniu forças de segurança, estudantes, bandas marciais e moradore...
Goiânia completa 93 anos com a maior economia de Goiás

GOIÂNIA 93 ANOS

Goiânia completa 93 anos com a maior economia de Goiás

Capital completa 93 anos com Produto Interno Bruto de R$ 75,8 bilhões, 15ª posição entre os muni...
Sábado de aniversário: Goiânia terá calor de 34°C e chance de chuva

PREVISÃO DO TEMPO

Sábado de aniversário: Goiânia terá calor de 34°C e chance de chuva

Previsão indica muitas nuvens ao longo do dia e possibilidade de chuva isolada à tarde e à noite....
Concurso SES-GO pode ter novo edital, mas ainda não há autorização

Concurso Público

Concurso SES-GO pode ter novo edital, mas ainda não há autorização

Conselho Estadual de Saúde publicou recomendação para recompor o quadro de servidores da secretar...
Festival Viva Goiânia reúne Seu Jorge, Murilo Huff e Sandra de Sá na Avenida Goiás neste sábado

ANIVERSÁRIO DE GOIÂNIA

Goiânia 93 anos: veja a programação completa do Festival Viva Goiânia neste sábado

Festival Viva Goiânia reúne shows, esporte, moda e gastronomia na Avenida Goiás a partir das 9h, ...