sexta-feira, 18 de setembro de 2026
Novas medidas

Novo ministro do Trabalho diz que governo vai acabar com saque-aniversário do FGTS

Criada em outubro de 2019, a modalidade permite ao trabalhador sacar anualmente um percentual do saldo do FGTS

Ícaro Gonçalvespor em
Novo ministro do Trabalho diz que governo vai acabar com saque-aniversário do FGTS
Criada em outubro de 2019

O novo ministro do Trabalho Luiz Marinho afirmou nesta quarta-feira (4/1) que o governo de Lula planeja encerrar a modalidade de saque-aniversário do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS).

Em entrevista ao jornal O Globo, Marinho disse que o governo de Jair Bolsonaro foi irresponsável ao estimular esse uso do FGTS, pois “quando o cidadão precisar dele, não tem”.

Criada em outubro de 2019, a modalidade permite ao trabalhador sacar anualmente um percentual do saldo do FGTS, observados os valores constantes de uma tabela. Quanto menor for o saldo, maior o percentual do saque, podendo a alíquota variar de 5% a 50%.

Leia também: Confira calendário do saque-aniversário do FGTS para 2023

Para Marinho, o FGTS tem dois objetivos históricos, sendo o primeiro deles funcionar como uma base de investimentos para habitação. O segundo é “a poupança do cotista, do trabalhador, para socorrer no momento da angústia do desemprego”.

Os cotistas do fundo que optam pelo saque-aniversário, no entanto, não podem resgatar o valor integral da conta em caso de demissão sem justa-causa — apenas será liberado o valor da multa rescisória.

Ao longo do tempo que está em vigor, o saque-aniversário do FGTS gerou um recurso extra anual para 28,6 milhões de trabalhadores que aderiram à modalidade, segundo dados de dezembro. Desde que foi criado, o saque-aniversário retirou quase R$ 34 bilhões do fundo.

Siga o Canal do O Hoje e receba as principais notícias do dia direto no seu WhatsApp! Canal do O Hoje.

Tags:

Veja também

Saúde concentra ataques de candidatos a Daniel Vilela em debate

Eleições 2026

Saúde concentra ataques de candidatos a Daniel Vilela em debate

Marconi e Wilder exploraram gargalos da área, enquanto governador e o tucano voltaram a trocar acus...
Lula promete distribuir canetas emagrecedoras de graça pelo SUS

Pacientes obesos

Lula promete distribuir canetas emagrecedoras de graça pelo SUS

Canetas emagrecedoras podem ser oferecidas pelo SUS, anuncia Lula
Bia Kicis

Momento Político

Bia Kicis reforça oposição a Lula na disputa pelo Senado no DF

Candidata ao Senado pelo PL do Distrito Federal afirma que eleição de outubro será oportunidade p...
Dino manda PF investigar operações do Banco Master com cemitérios de SP

Investigação

Dino manda PF investigar operações do Banco Master com cemitérios de SP

Ministro determina apuração de indícios de crimes em operações de R$ 78 milhões e impede PF de...
delúbio soares

ELEIÇÕES 2026

Delúbio Soares diz acreditar em vitória de Lula no 1º turno

Durante agenda em Goiânia, Delúbio Soares afirmou acreditar na vitória de Lula no 1º turno e des...
André Mendonça

Crise no STF

Mendonça diz que esperava represálias ao avançar com informações da PF

Ministro do STF afirma que recebeu alertas sobre possíveis represálias e ataques contra ele e pess...
Márcio Elias Rosa destaca potencial de Goiás com terras raras e defende industrialização do Estado

MINERAÇÃO

Márcio Elias Rosa destaca potencial de Goiás com terras raras e defende industrialização do Estado

Ministro da Indústria e Comércio participou de agenda em Goiânia e afirmou que Goiás pode se tor...
Caiado

Medida eleitoreira

Caiado critica reajuste de 15% no Bolsa Família a poucos dias da eleição

Candidato à Presidência pelo PSD afirma que aumento de 15% anunciado por Lula ocorre a 17 dias do ...