terça-feira, 3 de novembro de 2026
Chefia

João Campos deixará presidência do Republicanos, que já tem 4 pretendentes

Deputado federal João Campos (Republicanos) termina o mandato em 1º de fevereiro

Francisco Costapor em
João Campos deixará presidência do Republicanos
Deputado federal João Campos (Republicanos) termina o mandato em 1º de fevereiro. | Foto: Cleia Viana

O deputado federal João Campos (Republicanos) termina o mandato de 31 de janeiro para 1o de fevereiro. Atual presidente do Republicanos em Goiás, ele deixará o cargo ainda neste semestre. O próprio parlamentar confirmou a informação ao Jornal Hoje. 

“Está definido que deixarei a presidência do Republicanos ainda neste semestre. O partido passará por reestruturação de sua direção em nove estados. O presidente [nacional do Republicanos] Marcos Pereira e eu já dialogamos sobre isso”, relatou sem citar os Estados. 

Campos disputou o Senado na chapa do candidato ao governo Gustavo Mendanha (Patriota), no último ano. Ele terminou em quinto lugar com 11,07% dos votos válidos. Ficou atrás de Wilder Morais (PL), 25,25%; Marconi Perillo (PSDB), 19,8%; Delegado Waldir (União Brasil), 17,04%; e Alexandre Baldy (PP), 12,84%. E à frente de: Denise Carvalho (PCdoB), 9,45%; Vilmar Rocha (PSD), 1,77%; Manu Jacob (PSOL), 1,64%; e Leonardo Rizzo (Novo), 1,14%.  

Sem mandato a partir do mês que vem, ele ainda não definiu os próximos passos. De acordo com o deputado, isto ainda está em fase de discussão. “Estou em fase de diálogo para definir qual será o novo projeto.”

Possíveis presidentes

Pelo menos quatro nomes se colocaram à disposição para substituir João Campos na presidência estadual do Republicanos. “Compete exclusivamente ao presidente Marcos Pereira definir quem me sucederá na presidência. Já se manifestaram com esta pretensão: Rogério Cruz, Rafael Gouveia, Jeferson Rodrigues e Hildo do Candango.”

Rafael Gouveia é deputado estadual e suplente de deputado federal. Ele teve 51,5 mil votos para a Câmara Federal. Da mesma forma, o ex-prefeito de Águas Lindas de Goiás, Hildo do Candango, ficou na suplência (a segunda), com 45,4 mil votos.

Favorito na disputa, conforme informações de bastidores, o deputado estadual Jeferson Rodrigues garantiu a única vaga do Republicanos na Câmara Federal. Ele teve 56 mil votos. Caso se confirme o nome dele, caberá ao parlamentar reestruturar o partido em Goiás. 

“João Campos fez um grande trabalho à frente do partido em Goiás, mas a dinâmica da política mudou com a eleição do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Seu perfil está muito identificado com o bolsonarismo, portanto, por uma questão estratégica é melhor ter Jeferson como interlocutor regional”, disse uma fonte sob sigilo à coluna Xadrez, ainda em dezembro.

Por fim, quem também está à disposição para assumir o comando do partido é o prefeito de Goiânia, Rogério Cruz. O chefe do Executivo municipal, contudo, vive momentos de tensão com a Câmara de Goiânia e passa por momentos decisivos para saber se, de fato, será candidato à reeleição na capital. 

Posição no governo

João Campos também falou sobre a posição da legenda no governo Lula. De acordo com ele, “o  partido decidiu oficialmente – e eu participei dessa reunião – no final do ano passado que seremos independentes em relação ao governo Lula”. 

Apesar disso, existem rumores que o partido sinaliza interesse em uma conversa com o presidente petista. Conforme apurado pelo colunista Wilson Silvestre, na Coluna Xadrez, Marcos Pereira articula discretamente para apoiar o PT no Congresso de olho na próxima vaga do Tribunal de Contas da União (TCU).

Siga o Canal do O Hoje e receba as principais notícias do dia direto no seu WhatsApp! Canal do O Hoje.

Tags:

Veja também

Flávio Bolsonaro aparece em culto evangélico na Flórida em primeira aparição pública após deixar o Brasil

primeira aparição pública

Flávio Bolsonaro aparece em culto evangélico na Flórida em primeira aparição pública após deixar o Brasil

Senador estava ao lado da mulher, Fernanda, do irmão Eduardo Bolsonaro e da cunhada Heloísa; manda...
Uma semana após a derrota, Flávio Bolsonaro diz: “Não me arrependo de absolutamente nada do que fiz”

“Nota ao Brasil”

Uma semana após a derrota, Flávio Bolsonaro diz: “Não me arrependo de absolutamente nada do que fiz”

Em nota publicada nas redes sociais, candidato do PL afirma que medidas cautelares foram impostas se...
Disputa pela articulação expõe limites da aproximação de Lula com Centrão

Negociação

Disputa pela articulação expõe limites da aproximação de Lula com Centrão

Presidente busca ampliar a base no Congresso, mas resistência em entregar áreas estratégicas do g...
Advogados acionam Justiça para suspender salário e verbas de Flávio Bolsonaro

senador

Advogados acionam Justiça para suspender salário e verbas de Flávio Bolsonaro

Permanência de Flávio no exterior leva advogados a questionar pagamentos do Senado
Governadores eleitos que apoiaram Flávio se afastam e agora buscam diálogo com Lula

eleições 2026

Governadores eleitos que apoiaram Flávio se afastam e agora buscam diálogo com Lula

Apoiaram Flávio, mas agora precisam negociar com Lula
Alego

Presidência da Alego

Issy Quinan busca votos entre novatos e grupo articula candidatura alternativa à presidência da Alego

Deputado do MDB já teria pelo menos 16 votos; em outra frente, seis parlamentares tentam chegar a u...
Senado deve votar PEC da Segurança Pública na próxima terça (3)

Congresso Nacional

Senado deve votar PEC da Segurança Pública na próxima terça (3)

A votação foi marcada pelo presidente da Casa, Davi Alcolumbre (União Brasil-AP)
Justiça manda Meta remover posts que incentivam assédio eleitoral

Redes Sociais

Justiça manda Meta remover posts que incentivam assédio eleitoral

Empresa tem 24 horas para retirar 14 publicações e deverá alertar usuários sobre discriminação...