Uma hora antes da invasão, secretário em exercício da SSP-DF tranquiliza Ibaneis: “Tudo tranquilo e pacífico”
Fernando de Sousa Oliveira exercia a função enquanto o titular da pasta, Anderson Torres, estava de férias nos Estados Unidos
Na tarde de domingo (8/1), uma hora antes do início dos atos terroristas em Brasília, o então Secretário de Segurança Pública do Distrito Federal tranquilizou Ibaneis Rocha (MDB) sobre a movimentação de bolsonaristas na região.
Fernando de Sousa Oliveira, que exercia a função enquanto o titular da pasta, Anderson Torres, estava de férias nos Estados Unidos, enviou a mensagem ao governador às 13h23. Na mensagem, Fernando afirmou a Ibaneis que não haveria risco de a manifestação sair do controle. Ao contrario do comunicado, as invasões terroristas começaram às 14h40.
Na áudio, o secretário fala que os manifestantes desciam do Setor Militar Urbano (SMU) “controlados”, que a negociação foi “pacífica” e “organizada”. Fernando também reforçou que o clima estava “bem tranquilo, bem ameno”, com movimentação “bem suave” e, mais uma vez, fala em “manifestação totalmente pacífica”, mostra o áudio obtido pelo portal Metrópoles.
Leia também: Moraes promete responsabilizar vândalos, financiadores e instigadores de ataques no DF
Fernando ainda diz: “Nossa inteligência está monitorando e não há nenhum informe de questão de agressividade, ligado a esse tipo de comportamento”. O secretário em exercício complementa que 150 ônibus de manifestantes já estavam na cidade.
Após o início dos ataques, o secretário titular da Segurança Pública Anderson Torres foi exonerado do cargo pelo governador Ibaneis Rocha. A decisão foi publicada no Diário Oficial do Distrito Federal (DODF) desta segunda-feira (9/1).
A publicação oficializa o anúncio antecipado pelo governador Ibaneis Rocha (MDB), afastado do cargo por decisão do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), nessa madrugada.
Fernando de Sousa Oliveira, responsável pelo áudio, assume o cargo.