No OBA, Vila Nova e Goiânia fazem primeiro clássico do Campeonato Goiano
O duelo é um dos três jogos do primeiro dia da edição de 2023 do estadual
Vai começar o Campeonato Goiano. Três jogos abrem o torneio estadual nesta quarta-feira (11). Um deles é o duelo entre dois clubes da Capital. No Onésio Brasileiro Alvarenga, Vila Nova e Goiânia fazem o primeiro clássico da edição de 2023 do Goianão. As equipes chegam para a partida em situações totalmente opostas. Enquanto o Tigre, que não conquista a competição desde 2005, é apontado por muitos como um dos favoritos, o Galo, que retorna à elite, tenta não ser rebaixado.
A estreia no Goiano marca o início da “era Claudinei Oliveira” à frente do comando técnico do Colorado. Logo em seu primeiro desafio à frente do Vila Nova, o treinador espera por dificuldades. No entanto, o profissional frisa que, nesta época do ano, onde todos estão iniciando juntos uma competição, será algo normal.
“Vamos ter dificuldades. É normal. Todas as equipes vão ter, pois estamos no início da temporada e todas tiveram uma preparação curta. Acho que precisaremos impor o ritmo que imaginamos que vamos conseguir impor e sustentar esse ritmo durante os 90 minutos. Acho que isso é o mais difícil. Estamos trabalhando para que a equipe seja intensa, que brigue por todas as bolas. Não sabemos o quanto vamos fazer isso já nas primeiras rodadas. Mas, daqui para frente, não teremos muito tempo para treinar. É jogar e recuperar. Então, o maior desafio vai ser esse. Não podemos economizar. Eu disse aos atletas que temos que jogar com a intensidade que o jogo pedir”, disse Claudinei.
Sobre o adversário, Claudinei espera por um Goiânia atuando com três zagueiros e usando a bola parada como um dos artifícios para tentar conquistar os três pontos. Apesar disso, ele entende que o mesmo fator pode ser determinante para a sua equipe, que também possui jogadores altos.
“É um adversário qualificado. Sabemos que eles estão trabalhando com três zagueiros. É uma equipe muito alta, com uma média de altura interessante. Então, temos que tomar cuidado com o jogo aéreo nas bolas paradas defensivas. Mas, ao mesmo tempo, também temos que aproveitar a bola parada ofensiva, com o Rafael Donato e o Jordan, que também são altos. Então, nesse início de temporada é isso. Os ajustes finos vão ser feitos a cada rodada”, finalizou Claudinei.
Histórico
O confronto desta quarta-feira (11) será o de número 213 na história do clássico entre Vila Nova e Goiânia. Com 83 vitórias, o Tigre é quem detém o histórico do confronto ao seu lado. O Galo Carijó levou a melhor em 63 oportunidades. Além disso, os clubes ficaram no empate em outras 66 ocasiões.
A última partida entre os rivais aconteceu no início do ano de 2021. Pela última rodada do Campeonato Goiano de 2020, o Colorado não tomou conhecimento do Alvinegro e venceu por 6 a 0. Alemão, contra, Henan, duas vezes, Alan Mineiro, Rafhael Lucas e Emanuel Biancucchi marcaram para o Vila Nova naquela tarde. A derrota acabou rebaixando o Goiânia para a Divisão de Acesso.
Ficha técnica
Vila Nova x Goiânia
Data: 11 de janeiro de 2023
Horário: 19h30
Local: Estádio Onésio Brasileiro Alvarenga, em Goiânia (GO)
Árbitro: Wílton Pereira Sampaio (Fifa)
Assistentes: Bruno Pires (Fifa) e Hugo Corrêa
Vila Nova: Vanderlei; Marcelinho, Rafael Donato, Jordan e Diego Renan; Ralf, Souza (Rickson) e Marlone; Lourenço, Neto Pessoa e Vinícius Leite.
Técnico: Claudinei Oliveira
Goiânia: Lúcio; Eduardo Leite, Gabriel Alves e Marcelo Xavier; Irisma, Júnior Ramos, Romário e Nivaldo; Isaac, Assuério e Wallace.
Técnico: Lucas Oliveira