sexta-feira, 18 de setembro de 2026
Apuração

Vereador de Inhumas que participou de atos golpistas em Brasília pode perder mandato, diz DPE

Instauração pela DPE-GO por meio da 2ª defensoria Pública de Inhumas aconteceu na última segunda-feira (9/1)

Sabrina Vilelapor em
Vereador de Inhumas que participou de atos golpistas em Brasília pode perder mandato
Vereador de Inhumas pode perder mandato caso quebra de decoro e uso de recurso público sejam comprovados | Foto: Marcelo Camargo (Agência Brasil)

A Câmara Municipal de Inhumas informou que irá abrir um procedimento para apurar possível quebra de decoro parlamentar contra o vereador José Ruy Garcia. O pedido foi realizado pela Defensoria Pública do Estado de Goiás (DPE-GO), após a comprovação da presença do parlamentar em atos antidemocráticos em Brasília no dia 8 de janeiro de 2023.

O subdefensor público-geral para Assuntos Institucionais, Allan Montoni Joos conversou com a reportagem do O Hoje é afirmou que se tiver a eventual comprovação de quebra de decoro parlamentar por parte de José Ruy , ele poderá perder o mandato.

“No que tange aí eventual comprovação da quebra do decoro parlamentar, uma das consequências é efetivamente a perda do mandato. Essa apuração fica hoje diante da instauração do procedimento por conta da própria Câmara, normalmente eles têm o conselho de ética que faz essa avaliação”, declara.

Joos afirma que a Câmara ainda está de recesso e que provavelmente volta com as atividades normais em fevereiro. “Eles tomam as decisões sempre de forma deliberativa, o Conselho se manifesta, traz a sua decisão pela quebra ou não decoro parlamentar em seguida tem a votação que ocorre dentro da própria Câmara se houve eventual posicionamento no sentido de que houve essa quebra do decoro parlamentar”.

Subdefensor público-geral para Assuntos Institucionais, Allan Montoni Joos | Foto: Arquivo Pessoal

Ele ressalta que os próximos passos com relação a ação do vereador está a cargo do próprio poder legislativo e dentro do seu respectivo regimento interno. Por isso agora, o diálogo entre a DPE e Câmara Municipal de Inhumas está por acompanhamento.

“A requisição inicial foi no sentido de constatar se realmente a Câmara iria fazer essa apuração ou não. Hoje é esse tipo de decisão especificamente no que tange ao decoro parlamentar ou não, ela é de competência privativa do poder legislativo. Eventual omissão, eventual ausência de apuração , ela pode ser provocada por nós ou pelo Ministério Público . Então agora mesmo, a tratativa é mais de acompanhar receber as notícias e de como isso vai ser apurado dentro do poder legislativo”, conclui.

Instauração

A instauração pela DPE-GO por meio da 2ª defensoria Pública de Inhumas aconteceu na última segunda-feira (9/1) , mas a resposta da defensoria foi no dia seguinte, terça-feira (10/1).

O defensor público Jordão Mansur Pinheiro explica que o vereador ter participado de atos terroristas que resultou em estragos em patrimônios público , pode representar quebra de decoro por parte dele.

Também teve o pedido pela DPE-GO à Câmara para verificar se houve uso de recursos públicos para participar dos atos antidemocráticos. O Legislativo Municipal informou “que nenhuma diária, ou qualquer outra espécie de despesas, foram arcadas e/ou custeadas pelo legislativo local, que estejam vinculados aos acontecimentos registrados no dia 8 de janeiro de 2023”.

 Foto: Reprodução/Redes Sociais

Leia Mais: DPE pede instauração de procedimento de quebra de decoro contra vereador de Inhumas que participou de atos terroristas em Brasília

Siga o Canal do O Hoje e receba as principais notícias do dia direto no seu WhatsApp! Canal do O Hoje.

Tags:

Veja também

Daniel, Marconi, Wilder e Luis

Agenda

Candidatos ao Governo de Goiás fazem campanha nas ruas neste fim de semana

Daniel Vilela, Marconi Perillo, Wilder Morais e Luis Cesar Bueno cumprem agendas com carreatas, cami...
MP e TCU pedem suspensão do reajuste do Bolsa Família

Solicitação

MP e TCU pedem suspensão do reajuste do Bolsa Família

Representação questiona previsão orçamentária e aponta possível irregularidade no decreto do g...
Lula

BANCO MASTER

Lula diz que cinco ministros do STF têm ligação com caso Banco Master

Presidente afirmou, em entrevista, que crise envolvendo a Corte precisa ser resolvida antes de uma e...
Mendonça rebate Gilmar e defende retirada de sigilo de mensagens que envolvem Gonet

Supremo

Mendonça rebate Gilmar e defende retirada de sigilo de mensagens que envolvem Gonet

Ministro diz que decisão sobre relatório da PF foi fundamentada e critica tentativa de constrangim...
Paula Belmonte movimenta agenda no DF com encontros e ações de rua

POLÍTICA

Paula Belmonte movimenta agenda no DF com encontros e ações de rua

Candidata participa de entrevista, reuniões com lideranças e ações de rua antes de encerrar o di...
Defesa de Vorcaro pede soltura e cita impasse no STF sobre caso Master

BANCO MASTER

Defesa de Vorcaro pede soltura e cita impasse no STF sobre caso Master

Advogados afirmam que prisão preventiva precisa ser reavaliada e apontam paralisação dos processo...
Leandro Grass reforça agenda com transporte e ações sociais nesta sexta (18) no DF

POLÍTICA

Leandro Grass reforça agenda com transporte e ações sociais nesta sexta (18) no DF

Candidato participa de sabatina no SBT, reúne-se com representantes do transporte sobre trilhos e c...
Celina Leão leva campanha a Ceilândia e reúne mulheres em agenda no DF

POLÍTICA

Celina Leão leva campanha a Ceilândia e reúne mulheres em agenda no DF

Candidata à reeleição também participa de encontro sobre vigilância ambiental e reuniões com l...