O Hoje, O melhor conteúdo online e impresso - Skip to main content

terça-feira, 27 de agosto de 2024
Cinema aberto

Cine Goiás Itinerante abre agenda 2023 para municípios

O projeto tem percorrido várias cidades goianas com exibição de filmes de temática ambiental

Postado em 15 de janeiro de 2023 por Ícaro Gonçalves
Cine Goiás Itinerante abre agenda 2023 para municípios
O projeto tem percorrido várias cidades goianas com exibição de filmes de temática ambiental | Foto: Secult/Governo de Goiás

O Cine Goiás Itinerante, projeto da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), está com agendamento aberto aos municípios para solicitar sessões em 2023. Os gestores interessados em levar a iniciativa para suas cidades devem encaminhar ofício para o e-mail cineculturaitinerante@gmail.com

Geralmente, as equipes permanecem em cada município goiano durante dois dias. As ações são desenvolvidas em escolas, praças e centros culturais, gratuitamente. O projeto tem percorrido várias cidades goianas com exibição de filmes de temática ambiental que participaram do Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental (Fica). 

Por meio do Cine Goiás, junto com as sessões de cinema são realizados também oficinas temáticas, palestras e cursos sobre audiovisual e meio ambiente. Essas ações costumam ser alinhadas com o calendário de eventos regionais dessas cidades, como Cavalhadas, festivais de gastronomia, feiras temáticas, palestras e cursos, além de datas comemorativas, como Dia das Mães, festas juninas, Semana da Consciência Negra e eventos natalinos.

Leia também: Cinema CineX lança campanha ‘Domingo Solidário’ com ingressos promocionais e doação de alimento

Balanço positivo

Em 2022, o Cine Goiás Itinerante alcançou 50 municípios e um público total de 56.590 pessoas, sendo que, em dezembro, foi realizado o Natal na Praça com Cinema em 13 municípios. Em novembro de 2022, o projeto recebeu Moção Especial de Reconhecimento e Aplauso da Câmara Municipal de Serranópolis e de Caldas Novas, em reconhecimento pelas atividades culturais realizadas nas cidades. O projeto é realizado pela gerência de Fomento ao Audiovisual e Criatividade da Secult Goiás. 

Veja também