O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

quarta-feira, 22 de janeiro de 2025
PublicidadePublicidade
Indicações de leitura

Conheça 7 livros que você não pode deixar de ler em 2023

É comum com a chegada de um novo ano, a gente criar diversas metas: diminuir no consumo de açúcar, começar a fazer musculação e até mesmo retomar o hábito da leitura – muitas vezes esquecido por uma rotina corrida. Ler promove uma ampliação do conhecimento e de perspectiva. Além disso, a leitura possibilita maior ciratividade […]

Postado em 16 de janeiro de 2023 por admin
Conheça 7 livros que você não pode deixar de ler em 2023
Conheça 7 livros que você não pode deixar de ler em 2023 | Foto: iStock

É comum com a chegada de um novo ano, a gente criar diversas metas: diminuir no consumo de açúcar, começar a fazer musculação e até mesmo retomar o hábito da leitura – muitas vezes esquecido por uma rotina corrida.

Ler promove uma ampliação do conhecimento e de perspectiva. Além disso, a leitura possibilita maior ciratividade e imaginação, ao fazer o leitor adentrar mundo e conhecer diferentes histórias.

A leitura também é uma ótima fonte de repertório sociocultural, principalmente para estudantes que estão em fase de vestibular e, muitas vezes, precisam usar citações ou contextos para acrescentar em suas redações.

Pensando nisso, fizemos essa lista de 7 livros para ler em 2023, para ampliar o hábito de leitura neste novo ano. Tem livros para todos os gostos e sobre os mais diversos assuntos, e o melhor é que todos estes livros ajudam a aumentar o repertório de uma fotma divertida.

Gente Ansiosa – Fredrik Backman

Foto: Reprodução

O livro “Gente Ansiosa” tem uma história nada convencional e que pode te surpreender. A narrativa conta sobre um assaltante que invade um apartamento onde estão reunidos potenciais compradores na véspera do ano novo. De início, todos eles são completos estranhos, mas, com o passar do tempo, acabam percebendo que talvez sejam mais parecidos do que gostariam. 

Cada personagem traz uma história única e complexa, criando um panorama muito bom para a discussão de diversos temas, como relacionamento, amor, felicidade, saúde mental, suicídio e a forma com que cada um enxerga o seu próximo.

Quarto de despejo – Carolina Maria de Jesus

Foto: Reprodução

Como mulher negra e mãe solo de três filhos, no livro “Quarto de Despejo”, Carolina Maria de Jesus conta o seu dia a dia e a realidade da vida dura em uma favela de São Paulo nos anos 50 e 60. Carolina trabalhou como empregada doméstica e catadora de lixo, mas era apaixonada pela leitura e escrita. 

O livro Quarto de Despejo surgiu inicialmente de relatos escritos no diária da autora. Após diversas tentativas de mandar para editoras internacionais, Carolina conhece o jornalista Audálio Dantas, que publicou uma reportagem com trechos do seu diário no jornal e mais tarde a ajuda na edição e publicação do livro. A obra trata de temas atuais e muito relevantes como desigualdade social, pobreza, doenças, fome, racismo e violência.

Banzeiro Òkòtó: Uma viagem à Amazônia Centro do Mundo – Eliane Brum

Foto: Reprodução

O livro “Banzeiro Òkòtó: Uma Viagem à Amazônia Centro do Mundo” é uma verdadeira investigação jornalística sobre explorações e conflitos que acontecem em grande escala na Amazônia. Na obra de Eliane Brum, ela coloca seus relatos pessoais, de como o contato com a floresta e a cultura dos povos indígenas transformaram sua perspectiva sobre o mundo.

Os sete maridos de Evelyn Hugo – Taylor Jenkins Reid

Foto: Reprodução

A obra narra a história de Evelyn Hugo, um aestrela de Hollywood, ganhadora do Oscar e casada sete vezes. Quando a artista está prestes a completar 80 anos, decide contar sua história em um livro, e escolhe a jornalista Monique Grant para isso, que até então era uma total desconhecida.

Além de ser uma narrativa envolvente e repleta de surpresas, no livro é possível encontrar temas como empoderamento feminino, representatividade LGBTQIA+, violência doméstica, erotização da mulher e preconceito. A obra foi best-seller do New York Times e terá um filme produzido pela Netflix.

Capitães de Areia – Jorge Amado

Foto: Reprodução

O famoso livro de Jorge Amado, “Capitães da Areia”, já caiu em diversos vestibulares e além de ser uma leitura tranquila, possui um ótimo enredo que aborda temas importantes como desigualdade social, pobreza, preconceito, infância, ciminalidade e violência.

“Capitães da Areia” conta a história de um grupon de meninos abandonados e marginalizados, que vivem nas ruas de Salvador e roubam para garantir seu sustento. Cada um deles possui uma história diferente e, aos poucos, o leitor vai conhecendo o passado, características e os sonhos de cada um deles. Todos esses elementos fazem com que a obra seja um clássico atemporal.

Americanah – Chimamanda Ngozi Adichie

Foto: Reprodução

O livro “Americanah” conta a história de uma jovem chamada Ifemelu, que se muda da Nigéria para fazer faculdade nos Estados Unidos, após conseguir uma bolsa de estudos. Nos EUA, ao mesmo tempo que se destaca no meio acadêmico, Ifemelu se depara pela primeira vez com a questão racial e as dificuldades da vida como imigrante, mulher e negra.

A obra trata sobre temáticas atuais, como preconceito racial, machismo, xenofobia, trabalho e até mesmo relacionamento e saúde mental, ao abordar a relação Ifemelu com seu namorado, Obinze, que fica na Nigéria, mas tenta se mudar para as terras norte-americanas.

Torto Arado – Itamar Vieria Junior

Foto: Reprodução

O ganhador do Prêmio Jabuti de Literatura em 2020 na categoria de melhor romance, “Torto Arado” conta a história de duas irmãs, Bibiana e Belonisia, que moram no interior da Bahian, são filhas de trabalhadores rurais e descendentes de escravos. Ocorre um acidente que faz com que as irmãs se tornem idependentes uma da outra.

Ao retratar a vida das irmãs, a obra retrata com veracidade diversas questões atuais existentes no país e na realidade brasileira, como o trabalho agrário, machismo, preconceito, pobreza, violência doméstica, religiosidade e escravidão moderna.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos canais de comunicação do O Hoje para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.
Veja também