Chuvas devem continuar com grande volume em Goiás
As pancadas isoladas podem ser fortes, com rajadas de vento e raios
As chuvas que atingiram Goiânia no último fim de semana (14 e 15/1) têm ultrapassado os índices pluviométricos em determinadas regiões, segundo o Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas do Estado de Goiás (Cimehgo). A expectativa é de que na durante esta semana as chuvas sejam ainda mais volumosas na capital e no restante do Estado, caindo principalmente durante a tarde.
O gerente do Cimehgo, Andre Amorim, informou que até quarta-feira (18) o estado de Goiás estará passando pelo sistema de alta pressão. “Nos teremos chuvas que serão localmente fortes. E a partir de quinta-feira (19) esse sistema vai saindo da região, e permaneceremos com a chegada de uma nova frente fria, atendendo as expectativas do mês de janeiro”, afirmou.
A presença de um sistema de alta pressão próximo à costa do Brasil, que tem por característica dificultar a formação de nuvens de chuvas, vai influenciar as condições do tempo em Goiás. Mesmo assim ainda estão previstas pancadas de chuvas provenientes da combinação calor e umidade.
De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) prevê “chuvas significativas em grande parte do país”, o que inclui uma faixa que vai do noroeste da Região Norte até o leste da Região Sudeste, passando por áreas da parte central do Brasil. Na costa leste da Região Nordeste, no Ceará, e em áreas da Região Sul, a previsão é de pouca chuva.
Questionado sobre os volumes de chuvas, o gerente do Cimehgo pontuou que elas já devem alcançar os índices esperados. “Durante o verão enfrentamos o famoso fenômeno La Ninã, que provoca chuvas irregulares em alguns pontos de Goiás e tempestades em outras cidades, mas vamos ter muita água caindo até o fim do mês”, afirma.
André explica que neste último final de semana, as chuvas em Goiânia, por exemplo, alcançaram cerca de 45mm em muitas localidades. “Isso é muita chuva por pouco tempo. Elas estão vindo de maneira irregular em formato de tempestade, e esses são aqueles chuvões que causam alagamentos e muitos transtornos. Então, com certeza vamos ultrapassar a climatologia”, completa André.
Até domingo (18), as temperaturas ficam mais amenas, devido ao tempo mais encoberto. Não há previsão de frio intenso, em algumas cidades do interior, as máximas variam de 20 a 29ºC, na capital a máxima prevista nesta terça-feira (17) é de 29ºC. A umidade relativa do ar da capital deve variar entre 50% e 92%.