O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

domingo, 22 de dezembro de 2024
Depoimento

Anderson Torres aprovou plano de segurança no 8 de janeiro, diz ex-secretário-executivo

O ex-secretário-executivo assumiu a pasta após a viagem de Anderson Torres a Orlando, nos Estados Unidos

Postado em 19 de janeiro de 2023 por admin
Anderson Torres aprovou plano de segurança no 8 de janeiro
O ex-secretário-executivo assumiu a pasta após a viagem de Anderson Torres a Orlando

Em depoimento à Polícia Federal (PF), o ex-secretário-executivo da Segurança Pública do Distrito Federal (SSP-DF), Fernando de Sousa Oliveira, afirmou que o ex-ministro do governo Jair Bolsonaro (PL), Anderson Torres, aprovou o Plano de Ações Integradas para as manifestações de 8 de janeiro. Na ocasião, bolsonaristas invadiram e depredaram às sedes dos Três Poderes, em Brasília.

O ex-secretário-executivo assumiu a pasta após a viagem de Anderson Torres a Orlando, nos Estados Unidos. Ele acabou sendo exonerado pelo interventor federal no DF, Ricardo Capelli, nos dias seguintes aos atos terroristas.

O Plano de Ações Integradas é um documento estratégico que define as ações de cada força e o tamanho do efetivo policial. Além disso, o documento define o uso de equipamentos e recursos por cada corporação.

Ele informou que, antes viajar para Orlando, Anderson Torres não deixou diretrizes específicas ou o apresentou aos comandantes das forçoas de segurança do DF ou ao então governador, Ibaneis Rocha.

Fernando de Sousa Oliveira afirmou, também, que não recebeu notícias de radicais e que s termos usados eram “ânimos pacíficos”, “normalidade” e “policiamento reforçado”. Isso o teria levado a pensar que tudo estava sob controle.

Sobre possíveis sabotagens, ele afirmou que teria acontecido um erro na execução do plano por parte da Polícia Militar do DF.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos canais de comunicação do O Hoje para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.
Veja também