Prefeito e secretários de Heitoraí são afastados em operação que investiga fraudes em licitações
Os supostos crimes ocorreram nos anos de 2020, 2021 e no início de 2022. Ao todo, seis pessoas foram afastadas, entre servidores públicos e mandatários políticos
A Polícia Civil de Goiás (PCGO) deflagrou nesta quinta-feira (19/1) a 2ª Fase da Operação Maquinátio, para cumprir quatro mandados de busca e apreensão e seis mandados de afastamento das funções públicas na Prefeitura de Heitoraí. Foram afastados dos cargos o prefeito do município, secretários, entre outros servidores.
A operação ocorreu por meio da Delegacia Estadual de Repressão a Crimes Contra a Administração Pública (Dercap). Os mandados foram cumpridos na sede da Prefeitura Municipal e na residência de servidores e empresários. Os mandados foram expedidos pelo Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO).
A investigação identificou indícios de que o prefeito e alguns de seus secretários participavam de um suposto esquema criminoso responsável pela fraude em procedimentos licitatórios para locação de maquinários agrícolas no município. Além do afastamento das funções públicas, o Tribunal de Justiça ainda determinou o bloqueio de mais de meio milhão de reais das contas dos investigados.
Em contato com o jornal O Hoje, o delegado Cleybio Januário informou que os desvios chegam a R$ 533 mil, valor que foi bloqueado da conta do prefeito e de uma suposta empresa de fachada, que seria usada nas licitações.
Os crimes teriam sido praticados nos anos de 2020, 2021 e no início de 2022. Ao todo, seis pessoas foram afastadas, entre servidores públicos e políticos.