segunda-feira, 28 de setembro de 2026
Investigação

Inquérito apura conduta de garimpeiros e políticos em genocídio de yanomamis

O inquérito foi determinado pelo ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino

Redação O Hojepor em
Inquérito apura conduta de garimpeiros e políticos em genocídio de yanomamis
O inquérito foi determinado pelo ministro da Justiça e Segurança Pública

A Polícia Federal (PF), que investiga crime de genocídio contra o povo yanomami, irá apurar a responsabilidade de garimpeiros, coordenadores de saúde e políticos. O inquérito foi determinado pelo ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino.

A investigação deve ser conduzida por agentes da PF que atuam na superintendência da PF em Roraima, onde fica a maior parte da terra indígena. O território foi invadido por milhares de garimpeiros ilegais.

O entendimento inicial é de que garimpeiros, tanto os que exploram ouro diretamente na área indígena quanto os que detém maquinários para a prática, serão investigados e responsabilizados pelo crime de genocídio.

Além deles, a investigação deve se concentrar em funcionários em posição de chefia na área de saúde indígena dos yanomamis. Estes servidores são vinculados ao Ministério da Saúde do governo Jair Bolsonaro (PL) e teriam causado escassez de medicamentos básicos para os indígenas. A investigação já apura suspeitas de fraudes e corrupção no fornecimento de medicamentos.

A apuração deve contemplar, também, agentes políticos do governo Bolsonaro associados à crise sanitária em curso.

Siga o Canal do O Hoje e receba as principais notícias do dia direto no seu WhatsApp! Canal do O Hoje.

Tags:

Veja também

Em Goiânia, Caiado critica uso político da religião, defende limite para gastos e responde a Flávio

ELEIÇÕES 2026

Em Goiânia, Caiado critica uso político da religião, defende limite para gastos e responde a Flávio

Durante caminhada no Jardim Guanabara, em Goiânia, candidato do PSD também defendeu medidas de con...
Celina Leão reúne Michelle e Bia Kicis em ato de campanha no SIA em Brasília

ELEIÇÕES 2026 | GDF

Celina Leão reúne Michelle e Bia Kicis em ato de campanha no SIA em Brasília

Encontro nesta segunda-feira (28) também foi marcado pela desistência de Ronaldo Fonseca da disput...
lula

eleições 2026

Quaest aponta empate entre Lula e Flávio Bolsonaro em simulação de 2º turno

Levantamento divulgado nesta segunda-feira (28) também mostra Lula com 39% e Flávio com 34% das in...
eleições

COLINHA PARA O ELEITOR

Eleições 2026: tudo o que o eleitor precisa saber para votar

Eleitor terá seis escolhas no primeiro turno e precisa ficar atento à ordem de votação, document...
CNBB rebate Flávio Bolsonaro: “Mentira não se combate com mentira”

FAKE NEWS

CNBB rebate Flávio Bolsonaro: “Mentira não se combate com mentira”

Candidato acusou integrantes da entidade de ajudarem o PT a espalhar informação falsa sobre Nossa ...
Lobista ofereceu ajuda para elevar verba de saúde de Goiânia e recebeu portaria após encontro com secretário

repasses

Lobista ofereceu ajuda para elevar verba de saúde de Goiânia e recebeu portaria após encontro com secretário

Mensagens obtidas pelo Metrópoles mostram que Swedenberger Barbosa enviou documento que ampliou em ...
marconi

ELEIÇÕES 2026

Nas redes sociais, Marconi apresenta programa para implementar gestão inteligente da água em Goiás

Candidato ao governo de Goiás afirma que programa prevê ações de preservação de nascentes, ref...
Vereadores de Goiânia arrecadaram R$ 11,6 milhões para as campanhas

Eleições 2026

Vereadores de Goiânia arrecadaram R$ 11,6 milhões para as campanhas

Dos 17 parlamentares que disputam as eleições, seis concorrem à Câmara dos Deputados, dez à Ale...