O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

domingo, 22 de dezembro de 2024
PublicidadePublicidade
Combate

Ibama cria grupo para fiscalizar fraudes em sistemas de controle florestal

Grupo será composto por agentes ambientais federais e agentes de inteligência para detectar, qualificar e dimensionar a magnitude das fraudes

Postado em 26 de janeiro de 2023 por Rodrigo Melo
Ibama cria grupo para fiscalizar fraudes em sistemas de controle florestal
Grupo será composto por agentes ambientais federais e agentes de inteligência para detectar

O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) criou um grupo especializado para a fiscalizar fraudes contra o sistema de controle florestal. A portaria foi publicada no Diário Oficial da União desta quinta-feira (26/1) e começará a vigorar no dia 1º de fevereiro.

De acordo com o texto, caberá ao grupo especializado “detectar, qualificar e dimensionar a magnitude das fraudes aos sistemas de controle florestal; buscar os dados negados de interesse das investigações das fraudes; identificar, autuar, suspender e adotar as medidas administrativas cabíveis em desfavor de empreendimentos envolvidos com fraudes; e executar ações de fiscalização ambiental e de inteligência integradas com outras instituições envolvidas com a repressão de crimes ambientais sobre o assunto”.

Ele será composto por agentes ambientais federais e agentes de inteligência. A portaria detalha requisitos para a escolha desses profissionais, bem como “características essenciais” desses servidores.

Estão previstos cursos de preparação para o serviço. A participação no grupo não terá acréscimo de remuneração, e será considerado “serviço público relevante”. (Com informações da Agência Brasil)

Leia também: Saúde quer adiantar recrutamento de médicos para Yanomami

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos canais de comunicação do O Hoje para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.