sábado, 24 de outubro de 2026
Busca por direitos

Ato da Confederação Israelita do Brasil recorda holocausto

Historiadora avalia que esta data retoma a discussão de direitos humanos e crimes contra a humanidade

Everton Antunespor em
Ato da Confederação Israelita do Brasil recorda holocausto
Historiadora avalia que esta data retoma a discussão de direitos humanos e crimes contra a humanidade | Foto: Reprodução

A Confederação Israelita do Brasil (CONIB) promoveu, na sexta-feira (27), uma cerimônia pelo Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto, no Memorial às Vítimas do Holocausto do Rio de Janeiro. O ato contou com a presença de autoridades políticas, religiosas, sobreviventes do nazismo e representantes diplomáticos. 

O dia 27 de janeiro remonta quando as tropas aliadas libertaram o campo de concentração em Auschwitz, na Polônia, um dos grandes símbolos do Holocausto, em 1945. “Este evento representa um momento de recordação de um dos mais vergonhosos capítulos da história da humanidade”, observa Claudio Lottenberg, presidente da CONIB. 

Para Yoetz Serafim, presidente da Comunidade Judá Sefarad de Goiás, essa data “é um dia de relembrar as dores e os momentos de terror que os judeus que moravam na Europa passaram”. A historiadora Sabrina Braga também enfatiza a importância do evento a fim de refletir sobre a promoção dos direitos humanos. 

O Holocausto

Segundo Sabrina, a realidade de extermínio dos judeus vai além dos campos de concentração. “No leste europeu, cidades inteiras de judeus foram atacadas pela ação dos Einsatzgruppen – responsáveis por execuções em massa a tiros – e, com o tempo, foi-se vendo que isso não era prático e que, realmente, podiam matar essas pessoas sem que ninguém fizesse nada a respeito”, explica. 

A historiadora acrescenta que o nazismo buscou justificativas raciais – ou seja, da superioridade do europeu (ariano) sobre os semitas, denominação que abrange os judeus – e “naturalmente, não faz o menor sentido, mas buscou respaldo científico”. Além disso, “os judeus não eram as únicas vítimas, qualquer minoria poderia ser perseguida: testemunhas de jeová, homossexuais, ciganos e, também, negros”, observa. 

Memória

Sabrina Braga também enfatiza a tentativa de ocultar a morte de judeus durante a Segunda Guerra: “o holocausto é um evento que vem acompanhado da sua negação e essa é uma questão muito importante”. Ela também comenta que esse extermínio foi responsável por gerar debates acerca da garantia de direitos humanos e a discussão do genocídio – isto é, o assassinato de um povo. 

Para a especialista, essa é uma oportunidade de pensar a respeito dos crimes contra a humanidade, uma vez que o extermínio de etnias não é um caso restrito aos judeus. No Brasil, “existe quem vai falar que os Yanomamis nem existem e, no holocausto, essa negação vem junto com o evento, era um plano”, complementa.

De acordo com Yoetz, “é um dia muito triste, mas é um dia em que nós lutamos para que isso não ocorra mais no mundo. É esta a nossa intenção: estar relembrando os nossos mortos”. O Presidente da Comunidade Judá de Goiás prossegue ao dizer que os judeus eram “pessoas que tinham sua vida comum, trabalhavam e tinham os seus projetos, como nós temos aqui”.

Siga o Canal do O Hoje e receba as principais notícias do dia direto no seu WhatsApp! Canal do O Hoje.

Tags:

Veja também

Motoristas têm até novembro para quitar pedágio eletrônico atrasado em Goiás

Atenção

Motoristas têm até novembro para quitar pedágio eletrônico atrasado em Goiás

Prazo para regularização termina no dia 16 e contempla débitos nos trechos entre Goiânia, Rio V...
Incêndio atinge barraco em Arniqueira (DF) durante a madrugada

CBMDF

Incêndio atinge barraco em Arniqueira (DF) durante a madrugada

Bombeiros utilizaram cerca de 4 mil litros de água para controlar o incêndio; ninguém ficou ferid...
Goiânia lança novo modelo de ônibus com promessa de viagens 30% mais rápidas

Mudanças na capital

Goiânia lança novo modelo de ônibus com promessa de viagens 30% mais rápidas

BRS começa pela Avenida T-63 em janeiro de 2027 e prevê faixas prioritárias, fiscalização eletr...
goiânia

Aniversário de Goiânia

Mabel abre aniversário de Goiânia com desfile cívico-militar em Campinas

Evento na Avenida 24 de Outubro reuniu forças de segurança, estudantes, bandas marciais e moradore...
Goiânia completa 93 anos com a maior economia de Goiás

GOIÂNIA 93 ANOS

Goiânia completa 93 anos com a maior economia de Goiás

Capital completa 93 anos com Produto Interno Bruto de R$ 75,8 bilhões, 15ª posição entre os muni...
Sábado de aniversário: Goiânia terá calor de 34°C e chance de chuva

PREVISÃO DO TEMPO

Sábado de aniversário: Goiânia terá calor de 34°C e chance de chuva

Previsão indica muitas nuvens ao longo do dia e possibilidade de chuva isolada à tarde e à noite....
Concurso SES-GO pode ter novo edital, mas ainda não há autorização

Concurso Público

Concurso SES-GO pode ter novo edital, mas ainda não há autorização

Conselho Estadual de Saúde publicou recomendação para recompor o quadro de servidores da secretar...
Festival Viva Goiânia reúne Seu Jorge, Murilo Huff e Sandra de Sá na Avenida Goiás neste sábado

ANIVERSÁRIO DE GOIÂNIA

Goiânia 93 anos: veja a programação completa do Festival Viva Goiânia neste sábado

Festival Viva Goiânia reúne shows, esporte, moda e gastronomia na Avenida Goiás a partir das 9h, ...