O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

segunda-feira, 23 de dezembro de 2024
Crime

Segundo indígena Guajajara é encontrado morto no Maranhão em menos de quatro dias

Segundo o Conselho Indigenista Missionário (Cimi), o corpo de Valdemar foi achado com marcas de espancamento na cabeça

Postado em 28 de janeiro de 2023 por Rodrigo Melo
Segundo indígena Guajajara é encontrado morto no Maranhão em menos de quatro dias
A vítima foi identificada como Valdemar Marciano Guajajara | Foto: Redes Sociais

Um indígena identificado como Valdemar Marciano Guajajara foi encontrado morto na manhã deste sábado (28/1) na cidade de Amarante do Maranhão (MA), localizada a 683 km da capital, São Luís. Este já é o segundo indígena Guajajara encontrado morto no Estado em menos de quatro dias.

Segundo o Conselho Indigenista Missionário (Cimi), o corpo de Valdemar, que morava na aldeia Nova Viana, na Terra Indígena Arariboia, foi achado com marcas de espancamento na cabeça, em um bairro da área urbana da cidade de Amarante do Maranhão, que faz fronteira com a terra indígena.

Uma equipe do Instituto Médico Legal (IML) se deslocou até o local e removeu o corpo do indígena. Ainda não há laudo para informar a causa da morte.

“O Cimi Regional do Maranhão cobra uma resposta das autoridades em relação à escalada de violência contra os indígenas Guajajara, que só cresce desde setembro de 2022. Até o momento já são seis casos de ataques violentos na região”, disse o Cimi por meio de uma rede social.

Na quarta-feira (25), outro indígena foi encontrado morto próximo à Terra Indígena Cana Brava, às margens da BR-226, na Aldeia Jurema, localizada próxima ao município de Grajaú (MA). De acordo com o Cimi, o corpo de José Inácio Guajajara foi encontrado com marcas de violência, mas de acordo com o Instituto Médico Legal (IML) de Imperatriz (MA), a morte decorreu de causas naturais.

Leia também: Hospital para atender povo yanomami começa a funcionar

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos canais de comunicação do O Hoje para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.
Veja também